O WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens desenvolvido para atender às necessidades de microempreendedores.
A ferramenta é útil para auxiliar no atendimento ao cliente do seu negócio, além de permitir que você adicione um catálogo com fotos de seus produtos.
Essa versão do serviço de mensagens instantâneas pode ser baixada de forma gratuita diretamente da Play Store (Android) ou da App Store (iPhone e iPad).
A seguir, conheça os recursos disponíveis no aplicativo para empresas.
Como funciona o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business funciona como uma ferramenta de comunicação entre empresas e clientes em potencial ou já existentes. O aplicativo tem interface e dinâmica de troca de mensagens similar ao WhatsApp Messenger para pessoas físicas, mas adiciona recursos que auxiliam nas vendas e no suporte ao usuário.
A Meta criou o WhatsApp Business com foco em pequenas empresas, a exemplo de pizzarias, padarias, mercearias, salões de beleza e papelarias. Empresas de médio e grande porte são atendidos pela Plataforma do WhatsApp Business, que oferece recursos mais avançados para gerenciamento de grandes volumes de mensagens.
Em todos os casos, as ferramentas do Whatsapp Business foram desenvolvidas para facilitar o processo de vendas, a comunicação com consumidores ou clientes e a organização de mensagens.
Quais são as principais funções do WhatsApp Business?
A partir da tela inicial do WhatsApp Business você tem acesso a ferramentas como:
- Perfil empresarial: permite configurar o WhatsApp Business para exibir dados da sua empresa, como endereço físico, site, e-mail e horário de atendimento;
- Mensagens automáticas: você pode colocar mensagem automática no Whatsapp Business para dar uma saudação ou uma informação importante ao cliente assim que ele enviar uma mensagem à sua empresa;
- Respostas rápidas: uma resposta rápida no WhatsApp Business é uma mensagem criada para ser usada com frequência, como um agradecimento ou uma saudação para encerrar a conversa;
- Etiquetas: você pode usar etiquetas no WhatsApp Business para organizar as conversas com clientes em categorias, de modo a ter acesso mais rápido a elas;
- Catálogo de produtos: dá para criar catálogos no WhatsApp Business para promover seus produtos no serviço. Também é possível organizar os catálogos no WhatsApp para classificar os produtos em categorias;
- Selo de verificação: um perfil verificado no WhatsApp Business serve para atestar que a conta no serviço pertence à sua empresa, dando mais confiança para os clientes entrarem em contato;
- Compartilhar localização: você pode colocar a localização no WhatsApp Business para permitir que clientes cheguem mais facilmente ao estabelecimento físico da sua empresa;
- Criar QR Code: é possível criar um QR Code no WhatsApp Business ou um link encurtado para que clientes consigam entrar em contato mais facilmente com a sua empresa por meio do serviço;
- Estatísticas de mensagens: o WhatsApp Business tem uma função de estatísticas de mensagens trocadas com os clientes que permitem a você avaliar a comunicação da sua empresa por meio do serviço;
- Integração com ferramentas de terceiros: você pode adicionar parceiros de pagamentos no WhatsApp Business para enviar cobranças e receber pagamentos por produtos vendidos ou serviços prestados.
Fonte: Tecnoblog