O empreendedorismo é uma atividade cada vez mais comum entre as mulheres no Brasil. No Rio de Janeiro, não é diferente. Não faltam exemplos de sucesso entre essas mulheres que são inspiração para outras mulheres que ainda enfrentam os desafios iniciais do empreendedorismo.
Elas representam uma ampla gama de negócios, desde startups de tecnologia até empreendimentos sociais.
Aqui estão 10 referências de empreendedoras de sucesso
1. Amanda Graciano
Amanda é conselheira do pacto global da ONU e head de relacionamento com corporações na Fisher. Reconhecida como 1º lugar no prêmio Valuable Young Leader pela revista HSM e Instituto Anga Dinâmo em 2020. Eleita pela Exame como uma das 10 profissionais mais influentes em Open Innovation e pela Wired como uma das 50 pessoas multiplicadoras de criatividade no Brasi em 2021. Também foi nomeada uma das 100 Mulheres da Inovação do Brasil pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
2. Cristina Junqueira
Cristina Junqueira é uma empreendedora de tecnologia que cofundou a Nubank, um banco digital que oferece serviços financeiros acessíveis a milhões de pessoas no Brasil. A Nubank é uma das startups mais bem-sucedidas da América Latina.
3. Leila Velez e Zica Assis, da Beleza Natural
Zica e Leila são fundadoras do Beleza Natural, que há quase 30 anos, oferece tratamentos completos – entre serviços e produtos – para cabelos crespos, cacheados e ondulados. Hoje a rede Beleza Natural está presente com 28 unidades de negócio em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia), dentre institutos e quiosques de produtos.
4. Lindalia Junqueira
Lindalia Junqueira Reis é CEO e fundadora do HACKING.RIO, considerado o maior hackathon da América Latina desde 2018, em que reúne mais de 170 mil participantes do Brasil e de países de língua portuguesa. Ela foi a primeira mulher brasileira escolhida pela Singularity University no Centro de Pesquisa Ames, da NASA e é embaixadora do Global Women in Tech, que opera em mais de 100 países e busca impactar cinco milhões de mulheres em ciência, tecnologia, engenhaira e matemática até 2030.
5. Sandra Chayo
Sandra Chayo é sócia e Diretora de Estilo e Marketing do Grupo HOPE, uma das maiores marcas de lingerie do país que planeja abrir 700 lojas no País até 2025. Em 2022, a executiva foi eleita uma das 20 Mulheres de Sucesso da Forbes e estreou como uma das juradas da 7ª temporada do programa Shark Tank Brasil.
6. Samia Marsili
Deixou o consultório e a residência em pediatria para se tornar referência no Brasil quando o assunto é educação de crianças, compartilhando dicas e sugestões para pais com base em suas experiências e estudos. Ela é a fundadora da Comunidade Samia Marsili, o maior clube de mães do Brasil, onde descomplica os principais dilemas da maternidade através de sua experiência e de quatro outros especialistas em alimentação, sono, obediência e desenvolvimento infantil.
7. Isa Domingues
A influenciadora Isa Domingues (32 anos) é referência no segmento de live commerce no país e atualmente foi eleita uma das 20 Mulheres de Sucesso de 2022 pela lista da revista Forbes Brasil.
8. Rachel Maia
Tendo atuado como CEO da Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil, atualmente Rachel administra sua consultoria RM Consulting, atendendo a diversas grandes empresas. Rachel conquistou o Prêmio Personalidade do Ano, concedido pela Exame Melhores e Maiores. A executiva ainda é Conselheira da CVC e Vale, além de presidente do Pacto Global da ONU.
9. Priscilla Cadette
Gestora, ativista, mentora e empreendedora. Fundadora da Cadette Consulting, uma empresa que oferece consultorias para empresas e mentorias para empreendedores e startups., CEO da Artemis e Presidente e Embaixadora do Conselho Pan-Africano no Brasil (PAC).
10. Fernanda Ribeiro
Fernanda Ribeiro é fundadora e CEO da Conta Black (fintech que nasceu com a missão de ampliar o acesso da população a serviços bancários). Ela foi eleita uma das 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg e uma das 10 mulheres do ano pela Forbes Brasil. É conselheira administrativa no Instituto C&A.
Essas empreendedoras são exemplos inspiradores de que é possível alcançar o sucesso no empreendedorismo, independentemente de gênero, raça ou origem. Elas são fonte de inspiração para outras mulheres que desejam empreender e contribuir para a sociedade.
Fonte: Portal Sebrae