Dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos durante a Black Friday 2023, com intenção de compra maior em 16 das 20 categorias analisadas, aponta pesquisa do Google. A expectativa é que a data mais badalada do varejo tenha um desempenho melhor neste ano na comparação com 2022, quando a Copa do Mundo impactou o resultado do evento promocional.
O estudo foi feito a pedido do Google pela Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, e contou com 1.846 entrevistados, das classes A, B e C de todo o Brasil, ouvidos em julho de 2023.
Das 16 categorias com mais crescimento na intenção de compra, a primeira foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. As categorias de games e livros ficaram estáveis, sem alterações, e as únicas que apresentaram queda na intenção de compra foram: brinquedos e bebidas, ambos com ligeiro 1 ponto percentual.
Veja a categoria e o aumento de intenção de compra na comparação com 2022:
- Beleza e perfumaria (+10 p.p);
- Eletrodomésticos (+10 p.p.);
- Eletroportáteis (+ 9 p.p.);
- Equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.);
- Roupas & acessórios (+7 p.p.);
- Roupas & calçados esportivos (+7 p.p.);
- Móveis (+5 p.p.);
- Calçados (+5 p.p.);
- TV (+4 p.p.);
- Artigos para animais de estimação (+4p.p.);
- Artigos esportivos (+4 p.p.)
- Computadores e tablets (+3 p.p.);
- Decoração (+3 p.p.);
- Fraldas e itens de bebês (+2 p.p.);
- Celulares (+1 p,p.);
- Alimentos (+1 p.p.);
- Games (0p.p.);
- Livros e papelaria (0p.p.);
- Bebidas (-1p.p.); e
- Brinquedos (-1p.p.)
Prioridades nas compras
A pesquisa do Google também traz um recorte sobre prioridade na hora da compra: um em cada quatro brasileiros (24% dos entrevistados) entende que o preço baixo é o fator mais determinante para o consumidor decidir se vai comprar na Black Friday.
Apesar disso, a preocupação com a qualidade dos produtos vem ganhando mais destaque e é o segundo quesito mais importante no ranking geral dos consumidores — em 2022, era o quarto em prioridade.
A confiabilidade da loja, site ou aplicativo é o terceiro item mais importante em 2023 no ranking geral e subiu duas posições na comparação com a pesquisa do ano passado.
O custo de frete teve uma queda no ranking (passou de 2º para 4º) e mostra que o consumidor deve se importar menos com esse valor nas compras deste ano. Para completar o top 5, o tempo de entrega foi muito citado como fator determinante para compra. Essa prioridade era a sétima em 2022.
“A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista para a Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.
Buscas antecipadas
Embora ainda faltem quase dois meses para a Black Friday, as buscas no Google pelo termo ‘Black Friday’ no Brasil cresceram 24% na comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo a pesquisa, em média, seis em cada 10 brasileiros que declaram querer comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na data promocional começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência. Há uma relação com produtos para casa.
“Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar na Black Friday”, explica Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.
Por outro lado, itens com foco no dia a dia como alimentos e bebidas apresentam buscas mais perto da data.
Fonte: InfoMoney