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nkzs_sxc2_bxUma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no último dia 11 mostra que as empresas de grande porte investem uma parcela maior de seus orçamentos em inovação do que as pequenas e médias. Segundo o levantamento, 37,5% das grandes empresas investem mais de 5% de seu orçamento em inovação, enquanto 21,7% das PMEs fazem o mesmo.
A pesquisa aponta ainda que as pequenas e médias empresas são maioria entre as que investem uma parcela menor de seu orçamento em inovação. Entre as grandes corporações, 10% investem 3% e 5%, enquanto 27,5% destinam entre 1% e 3%.  Já no grupo das PMEs, 16,7% das empresas investem entre 3% e 5% e a maioria, ou 31,7%, reservam um percentual entre 1% e 3%.
O estudo da CNI foi feito com líderes de 60 pequenas e médias empresas e de 40 grandes. Entre os entrevistados, a maioria, com 57%, disse que pretende “aumentar” ou “aumentar muito” os investimentos. Outros 39% afirmaram que a tendência é permanecer como está.
Para aumentar a capacidade de inovação das empresas, os entrevistados apontaram que é preciso simplificar tributos e conectar empresas a universidades e a centros e pesquisa e desenvolvimento. Os empresários também indicaram a necessidade de investir em educação e facilitar a importação de equipamentos e tecnologia.
Questionados sobre como consideram o grau de inovação da indústria brasileira, 54% dos empresários entrevistados responderam que ele é “baixo” e outros 8% responderam “muito baixo”. 35% afirmaram “nem alto, nem baixo” e apenas 3% classificaram como “alto”.
do PEGN/G1