Especialista afirma que o mercado e o consumidor mudaram. “É preciso criar uma conexão com o cliente usando o mundo digital” – Andrews Oliveira, um dos grandes especialistas em marketing digital no Brasil.
Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/ tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência (4%) e burocracia (4%).
O estudo comprova que a falta de clientes é crucial para qualquer negócio.
Pensando na busca por clientes, o mundo digital chegou para ficar e saem na frente empresas que começaram a adotar estratégias no mundo digital para conseguir clientes.
“Já vi um outdoor em um aeroporto que por sinal deve ter custado muito caro pelo fluxo de pessoas que passam por ali todos os dias, mas o que me chamou a atenção é que mesmo um outdoor daquele também, quase ninguém estava vendo, pois seus olhos estavam vidrados nos celulares. O cliente está no digital, mas será que a sua empresa está lá para se conectar a ele? É esta pergunta que sempre faço aos meus clientes e amigos empresários”, concluiu Andrews Oliveira.
Andrews também é empresário. Tem uma empresa de treinamentos em São Paulo e aplica os seus conhecimentos em marketing digital para conquistar clientes.
“90% dos clientes da minha empresa de treinamentos em celulares nos acham através da internet. Quando ele entra em contato já é para realizar a matrícula do curso”, pontou.
O que mantém a empresa viva são os clientes
A grande sacada, segundo o especialista em marketing digital é converter este fã digital em cliente. Para isso, ele usa estratégias que vão desde a “educação” para que o cliente feche negócio com ele a até mesmo estratégias para criar autoridade.
“Não existe um caminho só. Existem vários caminhos e a soma desses caminhos me levaram ao sucesso. Chegamos num nível que posso cobrar o dobro do concorrente e o cliente pagar com satisfação, pois além do marketing digital me trazer clientes, eu consigo me tornar uma referência no mercado”, cita Andrews com orgulho de ter feito um grande trabalho em sua própria empresa.
Muito além de um site
O especialista afirma que ter um site é o básico, saber se posicionar nas redes sociais também é muito importante, mas permanecer em conexão com o cliente também faz uma grande diferença e o mundo digital te permite a se conectar ao seu cliente.
“Algumas empresas até conseguem chamar a atenção do consumidor, mas depois que o consumidor entra em contato, ela não consegue dar um direcionamento adequado a aquele lead e aí acaba perdendo a venda. Por mais que você ache que tem um resultado satisfatório sem trabalhar o marketing digital da sua empresa, saiba que seus números poderiam ser maiores ainda. Tome cuidado para que seu concorrente não faça antes de você, uma vez posicionado em primeiro lugar na mente do cliente, aí o trabalho para você se destacar custará o dobro”, nos ensina Andrews.
Acelerando marcas
Com todo o conhecimento que Andrews Oliveira utiliza no seu dia a dia em seus negócios, ele se juntou a Johnson Chen, especialista em gestão e fundaram uma empresa que ajuda a acelerar as marcas em busca de crescimento e resultados.