O enfrentamento individual com empresas de grande porte (players) da cadeia produtiva – concorrentes, fornecedores ou intermediários –, dificulta a trajetória e conquista dos resultados desejados. Esse cenário sugere a “coopetição” que é a relação de cooperação entre concorrentes para alcançar um objetivo comum.
Dessa forma, considerando os principais obstáculos existentes, sugere-se caminhos para minimizar essa situação de mercado, tais como:
Problemas relativos a comunicação

  • Usar meios criativos e alternativos, com destaque ao uso da internet como meio mais rápido e de amplo acesso.
  • Desenvolver ações cooperadas, com prefeituras e entidades públicas e privadas, que visam o desenvolvimento local.
  • Realizar benchmarking (busca das melhores práticas na indústria que melhoram o desempenho) junto aos principais concorrentes, adequando verba e forma de comunicação ao público-alvo.
  • Atentar-se às campanhas de oportunidade, especialmente próximo de datas em que a demanda é naturalmente maior (Dia das mães, Natal, etc.).

Problemas relativos a comercialização

  • Atentar-se aos novos formatos de comercialização, bem como as tendências e mudanças no comportamento do consumidor.
  • Desenvolver políticas claras de preço e de remuneração para os diferentes canais de distribuição.
  • Minimizar desvantagens por meio de atuação cooperada, com apoio de entidades e instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento de MPEs.

Problemas relativos a competitividade

  • Identificar um nicho de mercado para atuação apoiada em diferenciais perceptíveis.
  • Desenvolver produtos que possam atender às diferenças de cultura, clima, raça e grupos etários, bem como de suas necessidades.

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