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As datas comemorativas são capazes de impulsionar vendas em diferentes setores. No Dia das Mulheres de 2018, por exemplo, houve aumento de 16% nos livros e 43% na venda de rosas, segundo registro do Ceasa. Além disso, itens de beleza e chocolates também tiveram aumentos significativos.
Outras datas, como a Black Friday, são capazes de movimentar milhões no mercado. Segundo dados da Boa Vista SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, no ano passado houve aumento de 4,5% nas vendas, superando todas as projeções.
Para que um comércio ou empresa aproveite ao máximo essas datas, é preciso construir um plano de ação bem estruturado, afinal, somente assim é possível produzir os materiais com antecedência e sair na frente da concorrência. “O ideal é montar um calendário com todas as datas que permitem ações de Marketing no início do ano e segui-lo à risca”, diz Camila Eskenazi, sócia-fundadora da Gráfica Online Eskenazi, parque gráfico que atua no mercado há mais de 60 anos.
Segundo Camila, esse tipo de ação é importante não somente para não perder o timing, mas também estruturar experiências únicas para os clientes. Ela ressalta que é importante criar uma identidade visual para campanha, assim como landing pages e material impresso.

Conquistando o cliente a distância

Por grandes partes das vendas serem realizadas no mundo virtual, é natural que a maior parte da estratégia seja feita por este meio. Porém, é importante lembrar que o cliente receberá o item que comprou em sua casa ou trabalho.
É nessa hora que a empresa deve marcar presença. “É preciso surpreender o cliente, enviando a ele muito mais do que foi pedido”, comenta Camila. Para surpreender o cliente, a marca deve usar e abusar de materiais impressos.
Em um primeiro momento, é possível personalizar a caixa de envio e complementar com folders e cartões de visita da loja. Além disso, também podem ser utilizados cupons de desconto, assim, o material ficará com o cliente por um período de tempo.
Para ir além e mesclar o virtual com o mundo real, é possível enviar materiais que contenham QR Codes ou sejam munidos de Realidade Aumentada, interagindo com os smartphones.