Curso orienta estudantes de jornalismo no desenvolvimento da carreira 

Profissão Jornalista” será realizado em maio e vai revelar as novas habilidades e competências exigidas dos profissionais, avaliar cenários, apontar tendências e identificar riscos e oportunidades no mercado

Atraídos pela vontade de mudar o mundo, grande parte dos estudantes de jornalismo ficam frustrados quando conhecem de perto a realidade do mercado. O problema é que na maioria dos casos esse choque de realidade acontece tarde demais, e pior, de forma gradativa.
Com o objetivo de orientar os estudantes de jornalismo para que possam identificar chances de empregabilidade, o curso “Profissão Jornalista” apresentará um panorama completo do mercado, com avaliação de cenários e identificação das principais tendências na área.
O jornalismo impresso vai acabar? Qual o papel das revistas a partir da inserção do leitor no mundo digital?  O que muda no trabalho das assessorias de imprensa com as novas plataformas de comunicação no meio digital? Estas e outras questões que influenciam a nova realidade da profissão serão abordadas no curso.
Com formato dinâmico, linguagem clara e objetiva e direcionada ao público jovem, o curso vai revelar qual é o novo perfil do profissional de jornalismo que o mercado exige na era digital. Além disso, serão identificados riscos e oportunidades em cada área de atuação do jornalista e os estudantes serão orientados sobre como impulsionar a carreira já na própria faculdade.
“Uma grande dúvida dos estudantes é quando e como buscar experiência no mercado. Hoje o profissional tem de ser multitarefas e estar pronto para atender a todas as áreas que contemplam a profissão pois há novas atividades que surgiram no mercado e que podem ser exercidas por jornalistas”, avalia Ricardo Augusto Lombardi, professor do curso.
Ele reconhece que os estudantes não podem mais esperar das instituições de ensino superior toda a bagagem necessária para se diferenciar num mercado altamente competitivo. “O jornalista deve ser, acima de tudo, um autodidata na busca do conhecimento em benefício de sua própria carreira e não ficar restrito apenas ao universo acadêmico. O curso foi criado exatamente para preencher essa lacuna”.
O professor adianta que o conteúdo do curso é analítico e provocativo. “Não serão apresentadas verdades absolutas, ao contrário, o objetivo é mostrar informações que estimulem os estudantes de jornalismo a pensar e refletir e que, a partir desse conhecimento, possam tomar decisões assertivas sobre a condução de suas respectivas carreiras”, conclui.
Sobre o professor – Ricardo Augusto Lombardi é Jornalista e atua no mercado há 18 anos, acumulando experiência nas áreas de mídia impressa, comunicação corporativa e, nos últimos 10 anos, especializou-se na área de mídias digitais.
Curso “Profissão Jornalista” 
Data: 4 de maio.
Horário: 14h às 18h.
Local:  2WORK Escritório Compartilhado & Coworking – Unidade São Paulo – Rua Libero Badaró, 471, 14° andar. Centro/Metrô São Bento.
Valor da Inscrição: R$ 190,00.
Vagas: 12.
Inscrições através do e-mail: rlombardi.jor@gmail.com
PROGRAMA DO CURSO
– Vou ser Jornalista, e agora?
– Qual o perfil do Jornalista que o mercado exige;
– Conhecimento, a matéria-prima do jornalista;
– Não procure por emprego, crie oportunidades;
– Como desenvolver a criatividade em benefício da profissão;
– Como criar um portfólio digital;
– Faça a diferença no mercado, seja ousado e inove!
– Novas profissões na era digital;
– O jornalismo impresso vai acabar?
– Qual o cenário diante de um mercado altamente competitivo?
– Tendências; seja pioneiro e saia na frente!
– Como construir a carreira desde o primeiro dia na facul;
– Cases de sucesso e de insucesso no mercado;
– Chances de empregabilidade;
– Riscos e oportunidades das áreas do jornalismo;
– Regimes de contratação. Está preparado para ser Pessoa Jurídica? Oi?
– Empreendedorismo no jornalismo;
– Prática voluntária como diferencial no currículo;
– Como utilizar as mídias sociais em benefício da carreira;
– Um blog; a sua vitrine para o mercado;
– Quando, como e onde começar um estágio?
– Pensando no TCC desde já