Com a atual geração de consumidores conectada à Internet todo o tempo, as empresas sabem que o e-mail marketing se mantém como uma das melhores maneiras de alcançar e engajar a audiência digital. Seja para divulgar novidades, promover vendas ou lançar um novo produto ou serviço, essa ferramenta se reinventa à medida que os consumidores pedem uma adaptação de linguagem. Confira algumas dicas básicas para aproveitar o máximo de seu potencial nos dias de hoje:
1) Faça a medição: é fácil medir a eficácia do e-mail marketing com ferramentas simples que mostram a taxa de abertura e clique das mensagens e detalham os assuntos de maior interesse da base. Isso possibilita resultados cada vez mais assertivos junto a clientes e prospects.
2) Utilize vídeos: com o poder de aumentar o ROI (retorno sobre investimento) e o CTR (click-through rates, algo como “taxa de cliques”), os vídeos em e-mail marketing podem ser a solução para oxigenar as campanhas nesse canal e atrair a atenção do público.
3) Adapte-se ao mobile: existem prós e contras muito claros para o fato de o e-mail marketing cada vez mais ser lido em dispositivos móveis. Ao mesmo tempo em que alcançam o público em qualquer hora e lugar, a mensagem precisa ser mais direta para ser entendida em um relance, já que compete com milhares de outras a um toque de distância.
4) Crie uma identidade: levando em conta que uma mensagem tem apenas um ou dois segundos para chamar a atenção do consumidor, investir em formatos visuais e assuntos atrativos, que conversam com a imagem da marca torna o conteúdo do e-mail marketing mais reconhecível.
5) Conecte-se às redes sociais: os botões de compartilhamento e likes podem aumentar a taxa de cliques em relação às mensagens que não possuem. Pode parecer uma dica óbvia, mas deve ser sempre levada em conta no momento de criar uma nova peça para e-mail marketing.