Trabalho
  • Quando falamos em público devemos estar atentos para nosso tom de voz, escolha das palavras, gesticulação e objetividade
  • Você deve se preparar tanto intelectual como mentalmente.
  • Quando empregada de maneira correta, a gesticulação auxilia o entendimento do conteúdo que é passado.

Seja no trabalho ou na escola, em alguma hora de nossas vidas teremos que fazer uma apresentação.
Quando falamos em público devemos estar atentos para nosso tom de voz, escolha das palavras, gesticulação e objetividade. Apresentação muito longas, de conteúdo complexo e com uso inadequado de recurso multimídia, como o PowerPoint, podem ser um grande fracasso. Para não cometer esses erros, você deve se preparar tanto intelectual como mentalmente.

Para fazer uma apresentação de qualidade e alcançar seus objetivos, confira dez dicas para ajudá-lo

1) Pratique

Se puder, reúna amigos e familiares e pratique a apresentação. É uma maneira de aprender a controlar o estresse e ansiedade. Além disso, seus colegas podem ajudá-lo com dicas e críticas positivas que irão aprimorar sua apresentação.

2) Argumento

Quando defender uma ideia, use perguntas retóricas. Elas são um recurso de persuasão forte que passa credibilidade e segurança sobre os argumentos que você irá defender. Além disso, é uma maneira de interagir com o público de maneira prática.

3) Gesticulação

Quando empregada de maneira correta, a gesticulação auxilia o entendimento do conteúdo que é passado. Suas mãos devem acompanhar seu raciocínio, mas não de forma excessiva ou exagerada. Não fique parado em apenas um ponto do palco, mas mostre confiança e utilize os espaços disponíveis.

4) Além do conteúdo

Saber de cor tudo aquilo que você irá falar não é suficiente. Tom de voz, eloquência e estilo são aspectos tão importantes quanto o conteúdo e podem ser ainda mais relevantes para o público.

5) Roupas

O que você usa irá afetar a imagem que as pessoas têm de você. Procure por algo que corresponda com o público e não distancia as realidades do palco e da platéia. Além disso, não se esqueça de sorrir, esse pode ser seu melhor acessório.

6) Expectativas

Mantenha suas expectativas e um nível saudável e equilibrado. Mantenha-se positivo e não deixe que irritações e imprevistos prejudiquem sua preparação.

7) Humor

Descontrair ou quebrar o gelo é uma ótima forma de começar e terminar sua apresentação. No início, ela irá aproximar você e o público de maneira amigável. No fim, é uma maneira de manter-se positivamente na memória das pessoas.

8) Postura

Além dos gestos, preste atenção em sua postura. Procure ficar com as costas eretas e o corpo bem posicionado, sem ficar apoiado por tempos longos em cadeiras ou púlpitos. Use seu corpo como expressão do que você fala, para que as pessoas se correspondam emocionalmente com seus argumentos.

9) Modelos

Você tem algum ídolo ou uma pessoa que admira muito? Veja como esse indivíduo se comporta durante as apresentações e procure aprender a partir desse modelo. Aproveite as partes positivas e negativas, procurando evitar falhas que ele cometeu.

10) Nervosismo

Cada pessoa possui maneiras diferentes de relaxar. Encontre a sua e faça isso antes da apresentação. Mantenha pensamentos positivos, que ajudem você a se concentrar e estar bem preparo para sua tarefa.
Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário