Empreendedorismo

A preocupação com o meio ambiente e com o impacto das atividades humanas no planeta ganhou uma proporção cada vez maior nas últimas décadas. Toda a discussão acerca das mudanças climáticas levou a comunidade internacional a assinar acordos e protocolos se comprometendo a adotar medidas que possam frear de alguma forma a ação nociva da humanidade sobre o meio ambiente.
Com o mesmo objetivo de conscientização e responsabilidade ambiental, uma nova modalidade de empreendedorismo tem se destacado nos últimos anos e ganhado cada vez mais espaço em diversos setores: o empreendedorismo sustentável.
O próprio mercado tem mostrado uma demanda crescente nesse sentido já que uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) constatou que 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e 70% aceitariam pagar mais caro por produtos que não causem grandes impactos na natureza.
O que é empreendedorismo sustentável?
Alguns especialistas preferem chamá-lo de “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, mas basicamente, o empreendedorismo sustentável caracteriza uma modalidade de negócios em que a geração de lucro é combinada ao desenvolvimento responsável do meio social e do meio ambiente. As empresas que se enquadram nesse modelo de empreendedorismo exercem suas atividades por meio de medidas que não prejudicam os ecossistemas, demonstrando preocupação com os fatores socioambientais tanto quanto com o sucesso de seus negócios.
“Chegamos a um ponto de degradação da natureza em que pensar em modelos de negócio que sejam pautados pela sustentabilidade não é apenas um mérito, mas uma necessidade. Pensando nisso, implementamos nossa loja online, que evita o deslocamento do cliente até nossa sede, reduzindo também a poluição”, comenta Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi, situada em São Paulo.
Como ter um negócio sustentável?
Para se enquadrar em um modelo sustentável, o empreendedor não precisa, necessariamente, direcionar o seu negócio para um setor totalmente ligado ao meio ambiente como o desenvolvimento de novas tecnologias que não o agridem ou a geração de energias limpas. Algumas medidas simples podem ser implantadas no cotidiano de empresas que já estão há muito tempo no mercado e cujos gestores têm a percepção de que a sustentabilidade é um princípio necessário e urgente.
Reaproveitamento de papel, desligamento de aparelhos que não estão sendo utilizados e seu próprio uso em modo econômico são exemplos de ações muito simples que não apenas evitam um uso irresponsável de recursos naturais como também geram economia para as empresas. Dessa forma, não há nenhum ponto negativo em buscar um modelo de negócio mais sustentável.
Para as empresas que buscam ações ainda mais efetivas e talvez um pouco mais complexas, o engajamento na criação de programas e projetos com causas ambientais também é uma opção. Além de demonstrar um zelo ainda mais nobre com o meio ambiente, alguns projetos podem gerar isenções fiscais e, claro, também geram retorno em marketing, já que o público tende a enxergar as empresas ambientalmente responsáveis com melhores olhos.
O empreendedorismo sustentável depende muito da iniciativa dos gestores de marcas e empresas. Sem que eles percebam a importância do tema da sustentabilidade e invistam seu tempo em aprender de que maneira algumas medidas simples podem beneficiar o meio ambiente e, inclusive, a própria empresa, dificilmente seus negócios se tornarão social e ambientalmente sustentáveis.
A partir desta compreensão, entretanto, é fundamental que haja a criação de uma consciência coletiva no ambiente de trabalho. A educação ambiental precisa ser discutida com os colaboradores para que eles entendam que as possíveis medidas a serem adotadas não se tratam apenas de novas regras ou normas, mas de uma demonstração de responsabilidade socioambiental.
Ainda que, de um ponto de vista mais restrito, essas ações possam parecer uma contribuição muito pequena na luta pela preservação dos recursos naturais, vale lembrar que é exatamente assim que se constroem novos paradigmas em longo prazo.

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