Novembro é marcado pela Black Friday, e as promoções que acontecem ao longo desse período tornam o mês um dos mais importantes para as vendas. Para que os pequenos negócios se destaquem, é fundamental contar com uma estratégia bem definida. Abaixo, o Sebrae Alagoas reúne dicas essenciais para aproveitar ao máximo essa oportunidade e alcançar um público ainda maior:
Planejamento de estoque – para aproveitar ao máximo o fluxo de vendas na Black Friday, certifique-se de que terá produtos suficientes para atender à demanda, evitando tanto o excesso, que pode gerar prejuízos, quanto a falta, que pode comprometer a entrega e frustrar clientes;
Estratégia de preços – é importante definir limites para que esses descontos não prejudiquem a margem de lucro. Avalie cuidadosamente seus custos fixos e variáveis e determine o valor mínimo de venda de cada produto, concentrando em oferecer descontos mais atrativos em produtos com alta saída, que gerem valor para o público e incentivam as compras.
Divulgação clara e antecipada – deixe claro para o cliente quais serão as ofertas, descontos e critérios das promoções. Invista na divulgação antecipada para criar expectativa e engajamento no público. Use redes sociais e anúncios para informar sobre as condições e vantagens da sua Black Friday, despertando o desejo de compra antes mesmo do início das promoções.
Organização da logística e pós-venda – é importante se preparar para o aumento no volume de entregas e possíveis trocas. Planeje prazos realistas e informe seus clientes sobre o tempo de entrega, especialmente se você fabrica sob demanda.
Estratégias para fidelizar novos clientes – além de focar nas vendas pontuais, desenvolva ações para incentivar esses novos consumidores a retornarem, como ofertas de combos ou descontos em futuras compras. Invista em estratégias de fidelização para que o aumento nas vendas gere um crescimento sustentável e melhore o ticket médio do negócio.
“A Black Friday é um evento mundial, nós importamos essa lógica de promoção pontual e demos um jeitinho brasileiro. Então, tem empresas que fazem realmente no dia, tem empresas que fazem Black Week, Black Month, ou seja, o mês inteiro de promoções. Novembro virou realmente uma data em que acontecem muitas ações promocionais, são formatos muito diferentes e os pequenos negócios podem aproveitar esse grande movimento, esse fluxo, porque os clientes já esperam o ano todo por esse momento”, pontuou a analista da Unidade de Relacionamento do Sebrae Alagoas, Thayná Brito.
Marcella Montenegro, empreendedora do setor de moda e dona da Pijamaar, loja de pijamas, tem realizado algumas ações desde o início do mês com o objetivo de renovar o estoque para investir nas compras de fim de ano.
“Estudei meus custos, planejei e estou divulgando preços com clareza. Fiz um ‘esquenta Black’ e preparei uma arara especial na loja. Ano passado também fiz, mas segui o fluxo do mercado, sem planejamento, e sem estudo; tinha menos experiência e não foi tão positivo”, pontou Marcela que vem melhorando seu planejamento e estratégia com conteúdos do Sebrae e palestras.
Para ajudar ainda mais os pequenos negócios neste período de alta demanda, o Sebrae Alagoas disponibiliza um e-book com conteúdo exclusivo, que lista soluções criativas para otimizar as vendas. Confira o material completo e acesse todas as dicas clicando neste link.
Fonte: Portal Sebrae