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A frase “Posso te chamar no WhatsApp?” é bastante frequente no dia a dia e talvez, por isso, seja difícil pensar que alguém não conheça o famoso aplicativo. Pessoas do mundo todo, de todas as faixas etárias, adotaram esse meio de comunicação e, devido ao crescimento de empresas no Brasil, cujo maior atendimento e fechamento de vendas é realizado pela internet, o WhatsApp está se tornando imprescindível para aqueles que visam “estreitar” o relacionamento com o cliente de forma rápida e funcional.
Além da opção clássica (utilizada por pessoas físicas), o WhatsApp a fim de melhorar ainda mais suas características e aumentar ainda mais sua influência, lançou em janeiro de 2018 (para Android) e abril de 2019 (para sistema iOS) mais uma versão, a qual é designada especialmente para o mundo corporativo (pequenas, médias e grandes empresas). O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente e é capaz de gerar aos usuários bons rendimentos.
A seguir, as principais vantagens de se apropriar do WhatsApp Business e como fazer um bom uso desse App:

1. Depois de baixá-lo, criar seu perfil comercial

Assim como em qualquer rede social, é necessário um cadastro rápido. Diferente da primeira versão, no WhatsApp Business, detalhes sobre horário de atendimento ou abertura e fechamento da loja, e-mail, website, telefone para contato e biografia, por exemplo, podem ser visualizadas pelos clientes de forma instantânea ao entrarem no perfil da empresa.

2. Observar os resultados

Para tirar a prova de que a empresa está no caminho certo, atentar-se aos resultados. Observar o modo como o cliente é atendido online. Para conferir as estatísticas, o app capta tais informações que podem ser acessadas no botão “Configurações”, em seguida “Configurações da Empresa” e por fim, “Estatísticas”. Nesta tela estarão todos os dados necessários quanto às mensagens enviadas (quantidade) e quais foram as pessoas que receberam e leram o conteúdo.
Através desta função, há maior facilidade em saber quais pontos melhorar nos atendimentos de modo a receber maior retorno de clientes, bem como escolher se o número de celular/telefone cadastrado tem maior visibilidade como principal ferramenta de comunicação direta com o consumidor ou como veículo de propaganda/divulgação de produtos e/ou serviços. Conteúdos invasivos e repetitivos podem trazer métricas negativas para o negócio.

3. Classifique seus contatos

As empresas que vendem pelo WhatsApp Business conseguem usufruir das “Etiquetas”, as quais podem ser criadas a partir da necessidade da organização. Com essas etiquetas, é possível denominar a conversa no status que a venda se encontra, exemplo: “novo cliente”, “novo pedido”, “pago”, “aguardando produto”, etc. sendo possível criar outras nomeações rapidamente de acordo com o segmento da empresa, facilitando o suporte ao consumidor e controle interno sobre as conversas em aberto. Além disso, a ferramenta disponibiliza a estatística de cada status, o que pode ser útil para entender/evitar e solucionar possíveis problemas e agilizar o atendimento.

4. Retornos rápidos = clientes mais satisfeitos

As mensagens automáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia de empresas que lidam com atendimentos simultâneos. Criar textos específicos para cada tipo de conversa iniciada pelo cliente e ganhar tempo para desempenhar outras tarefas no negócio.
Além das tais mensagens tornarem as conversas mais eficientes, podem auxiliar os clientes no momento em que a empresa não está em seu horário de funcionamento, solução chamada pelo WhatsApp de “mensagem de ausência”. Nela há a possibilidade de informar links e/ou outros detalhes necessários para que o consumidor se sinta acolhido. Mensagens de boas-vindas e respostas rápidas também são funções oferecidas pelo aplicativo.
Embora essas aplicações sejam simples e positivas, as mesmas não devem substituir totalmente o atendimento personalizado, afinal, a conversa digitada palavra por palavra especialmente para aquele determinado cliente tem o poder de gerar mais confiança e trazer ótimos resultados de negociações e posteriores vendas.

5. Migrar agora a conta tradicional para o WhatsApp Business

Para ter acesso a todas as vantagens da versão corporativa, é possível migrar seus contatos e históricos – já contidos na conta de pessoa física -. Para isso, buscar na loja de aplicativos e seguir o passo a passo solicitado após o download.

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