Replicamos excelente artigo de Maria Cecília de Lima, da Comunicação em Foco:

Coaching de Comunicação Assertiva

Imagine uma pessoa que compra algo e, na hora de receber o troco, percebe que está faltando dinheiro e não tem coragem de falar. Sai do lugar sentindo-se muito mal, pois não foi capaz de dizer algo que a incomodava e nem de defender um direito seu.
Agora imagine outra pessoa que, na hora que percebe que o troco está errado, grita com a pessoa do caixa e diz à mesma: “Se vocês pegarem R$ 5,00 de cada cliente que passar por aqui, no fim do dia ganharão um bom dinheiro”.
O que você acha dessas situações?
Na primeira situação, nota-se que a pessoa pode apresentar uma dificuldade para expor seus pensamentos, desejos e opiniões e prejudica a si própria para preservar o relacionamento com o outro. Ela não atinge seu objetivo e sente-se mal consigo mesma. Um comportamento passivo perante situações de conflito. No segundo momento descrito, observa-se que a pessoa consegue expor seu pensamento e defende seu direito, contudo, ofende o interlocutor com tom de voz elevado e ofensa. Ela consegue atingir seu objetivo, mas não preza pelo relacionamento interpessoal. Um comportamento agressivo em situações conflitantes.
É possível notar que em nenhuma das duas situações ocorreu comunicação assertiva. Mas, afinal, o que é assertividade?
Assertividade é a habilidade de comunicar honestamente sentimentos e opiniões próprias, preservando o relacionamento com as pessoas envolvidas na situação. É o meio termo entre agressão e submissão. É saber dizer “sim” e “não” com a mesma segurança e tranqüilidade.
A comunicação assertiva envolve avaliação correta de si próprio e das situações,  autoconfiança, controle das emoções e, além disso, habilidade de argumentar e influenciar pessoas. A habilidade de comunicar-se assertivamente pode ser desenvolvida através do coaching.
O Coaching de Comunicação é um processo de aceleração de objetivos com foco na descoberta do potencial comunicativo existente dentro de cada ser humano.  O treinador, chamado de coach, auxilia o cliente a trilhar um caminho de autoconhecimento, autogerenciamento das emoções e descoberta de possibilidades e habilidades comunicativas antes desconhecidas.
Ao longo da vida, o indivíduo desenvolve características, aprende comportamentos e adquire crenças que podem atrapalhar sua capacidade de ter comunicação assertiva no seu meio pessoal e profissional. Em muitos casos, isso pode gerar insatisfação e projetar uma imagem negativa da pessoa.  Contudo, todo ser humano carrega dentro de si o potencial para comunicar-se de forma clara, defender seu ponto de vista e argumentar, seja em um diálogo, em situação de reunião com diversas pessoas ou em apresentações em público. É explorando esse potencial que o trabalho visa atingir os objetivos de comunicação do indivíduo em um curto espaço de tempo.
Talvez, com assertividade, a situação descrita no primeiro parágrafo seria resolvida da seguinte forma: “Acredito que você tenha se enganado com o troco. Pelo meu cálculo estão faltando R$ 5,00. Você pode conferir?”
Leia aqui o texto completo.

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