Empreender, na etimologia da palavra, significa fazer algo. Este sentimento geralmente está atrelado ao processo de desenvolver novas soluções, ou promover mudanças nas existentes. A USP – Universidade de São Paulo, oferece cursos gratuitos a todos os interessados que queiram empreender.
Inovar e tomar riscos são inerentes ao processo de resolver problemas e de acordo com o estudo da Endeavor Global as principais barreiras encontradas pelos empreendedores no processo de transformação da ideia em negócio é a falta de conhecimento e de ferramentas certas.
Como a USP pode te ajudar a empreender
Inserida nesse contexto de empreendedorismo e inovação, a Universidade de São Paulo considerada a Universidade mais empreendedora do Brasil, segundo a Brasil Junior, possui diversas iniciativas nessa temática promovidas por órgãos e entidades estudantis.
Dentre os cursos online e gratuitos, voltados a qualquer um que tenha interesse, há:
- Gestão da inovação do professor Mario Sergio Salerno;
- Gestão de projetos dos professores Daniel Amaral e Marly Monteiro;
- Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores do professor André Leme Fleury e do Artur Vilas Boas.
E dentre os cursos presenciais e gratuitos, também voltados a qualquer um que tenha interesse, há a Lista de Disciplinas USP para Empreendedores em que não alunos podem participar como ouvintes mediante autorização e o Espyral, programa de formação de empreendedores de impacto da Habits Incubadora tecnológica e social da USP em parceria com a agência USP de Inovação.
Curso gratuito de formação de empreendedores de impacto
O Espyral, nasceu justamente da necessidade de colocar diversas ferramentas de negócios na mão de pessoas inovadoras.
O curso leva os empreendedores de impacto da ideia ao seu primeiro produto, com uma metodologia mão na massa que usa referências como o Design Centrado em Humanos da Universidade Stanford, a Startup Enxuta de Steve Blank, o Movimento Maker e a Teoria Linear de Mudança.
No processo há mentores internacionais e imersão, para que os empreendedores consigam identificar de fato qual é o problema a ser resolvido e qual a melhor solução. No último ciclo foram oferecidas 165 horas de formação, com 10 facilitadores nacionais e 3 internacionais e mais de 12 horas de mentorias com especialistas em diversos temas. Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos, sendo que os três vencedores passaram diretamente para a segunda fase de maturação e escala do negócio. Depoimento de um aluno:
“A primeira etapa foi muito importante, não só para o desenvolvimento do nosso projeto como também para visão de mundo. Foi mais impactante para mim como pessoa, como ser humano. Olhar para problemas, não olhar para produtos, seja eles quais forem. O que eu mais aprendi foi a mudar as perspectivas, observar os problemas de forma diferente”. – Gabriel Monteiro, participante do programa no ano de 2017.
Ao longo do curso os empreendedores passam por 5 etapas principais, trabalhando entendimento do problema, modelagem de soluções, criação de modelo de negócio, prototipação e teoria de mudança.
Para ficar sabendo de tudo sobre o programa e se inscrever na próxima edição clique aqui e cadastre-se na newsletter.
Sobre a Habits, Incubadora tecnológica e social da USP Leste
Além do Espyral, a Habits também oferece outros cursos como o Web/Dev, curso formação em programação totalmente mão na massa e o programa de residência, para quem já tem um negócio, mas precisa de um suporte na fase de crescimento da empresa. A Habits também oferece eventos como conversas com empreendedores, rodadas de apresentação de negócios, Hackathons e um espaço de co-working aberto e gratuito. Para ficar sabendo de tudo o que acontece na Habits inscreva-se na newsletter clicando aqui.