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A tecnologia está mudando o mundo como o conhecemos e a forma como adquirimos informações. A comunicação está cada vez mais simples, o que facilita a interação entre um número ilimitado de pessoas e entre elas e as empresas. Cloud computing , Business Intelligence, Internet das Coisas e Big Data são conceitos que estão cada dia mais em alta e estão alterando a forma como as pessoas se relacionam e as estratégias das empresas, tudo isso faz parte da transformação digital.
Quando alguma nova tecnologia surge e a sua implementação de alguma forma cria uma oportunidade que gera uma vantagem competitiva para o negócio, tem início o processo de transformação digital. Porém somente implementar novas tecnologias e soluções não significa que uma empresa esteja praticando realmente a transformação digital. A transformação digital é muito mais uma consequência de um bom planejamento estratégico que enxerga oportunidades em novidades tecnológicas do que adotar softwares ou gadgets da moda. Resumindo, a transformação digital necessita de uma mudança estrutural nas organizações, na qual a tecnologia tem um papel fundamental.
Vale lembrar também que a transformação digital vai muito além da experiência dos clientes, apesar deles serem um dos maiores beneficiários dessa alteração, ela envolve também os colaboradores e, principalmente, processos. Todos os processos devem ser transformados e a transformação digital ser, assim, o eixo das estratégias. Trata-se de partir de diferentes perspectivas e conferir mais agilidade ao trabalho, a transformação digital representa uma mudança transcendental na forma de trabalhar, focando no cliente.
Não tem como fugir! A transformação digital está batendo na porta das organizações e mesmo que o percentual de empresas que já adotaram essa mudança seja baixo, é importante estar preparado para mudanças significativas à medida que o mercado avança em direção à transformação digital.
De acordo com Mario Mendes, Diretor-Presidente da Olitel , Integradora de Tecnologia da Informação e Comunicação, as empresas precisam entender que estar entre as poucas organizações que realmente se transformaram digitalmente é uma vantagem competitiva capaz de trazer o cliente mais para perto, estreitando o relacionamento, tornando-o mais simples e menos burocrático. “Esse é o momento das empresas investirem em soluções cloud, segurança da informação, comunicação unificada, chatbots, contact center e mudarem os seus processos e estratégias. As organizações que ficarem aguardando o ‘momento correto’, não encontrarão mais espaço no mercado quando acordarem para essa realidade”, afirmam.