A busca por qualidade de vida e longevidade tem influenciado novos comportamentos nos consumidores e transformou o mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar em um dos mais promissores e atraentes do País. As despesas com o consumo final de bens e serviços de saúde no Brasil atingiram R$ 546 bilhões em 2015, correspondendo a 9,1% do PIB – de acordo com o IBGE. Atualmente, negócios ligados à saúde e bem-estar se expandiram por novos segmentos de atividade que vão do agronegócio à indústria. Juntos, eles movimentam um mercado que não para de crescer.
Os avanços da medicina e a melhora dos indicadores sociais permitiram, nas últimas décadas, um aumento consistente da expectativa de vida da população. Com isso, cresceu também o número de pessoas que procuram se preparar para viver a terceira idade com maior autonomia e saúde. Esse é um movimento natural da economia e que já foi registrado em outros países que tiveram crescimento da sua população de idosos. Nesse contexto, algumas atividades se destacam: Coaching de Saúde, que oferece um treinamento personalizado para adoção de um novo estilo de vida; Saúde Calibrada, onde – a partir de uma análise do DNA – são identificados os riscos de doenças e recomendados tratamentos individualizados; Indicadores de Impacto, que oferece uma tecnologia de feedback instantâneo de saúde para motivação e melhoria da performance e o Diagnóstico Distribuído – formas estratégicas e inovadoras de aproximação dos clientes para acesso a serviços de saúde.
O Sebrae reuniu cinco dicas para quem quer qualificar o seu negócio. Confira!
1. Acompanhe as novidades do mercado
Utilize a tecnologia a favor da saúde e dos negócios. Uma grande aposta do mercado atual é o desenvolvimento de aplicativos que ajudam a controlar e desenvolver hábitos saudáveis. A tecnologia também pode ser uma importante aliada para qualificar a gestão e o atendimento da sua empresa. Existem no mercado diversos programas e aplicativos que oferecem desde alternativas para marcação de consulta diretamente pelo paciente (evitando filas de espera), até programas que organizam todo o sistema de gestão da sua clínica ou academia.
2. Humanize o seu serviço
Independente do seu negócio ser uma clínica, academia ou estúdio, a verdade é que a qualidade do serviço dispensado pela sua equipe é fundamental para assegurar a fidelização dos clientes e o crescimento da empresa. Tudo começa no momento de selecionar os seus funcionários. Saiba escolher os profissionais que gostam e sabem se relacionar com outras pessoas. Tenha em mente também a necessidade de qualificar permanentemente a sua equipe. Uma forma de verificar como público está sendo atendido é realizar a prática do cliente-oculto. Existem diversos serviços no mercado especializados em testar o atendimento de empresas de comércio ou serviço.
3. Aposte no design de ambiente como diferencial
O layout de qualquer ambiente é determinante para que uma pessoa se sinta confortável e acolhida. Agora, reflita na importância que um bom layout tem para um negócio que lida com saúde e bem-estar. Pensando em acolher de forma inclusiva todos os públicos, invista em melhorias. Você pode utilizar a psicologia das cores e a iluminação para favorecer o ambiente. É fundamental, ainda, estar preparado para receber pessoas com limitações de locomoção ou visão, por exemplo.
4. Fique atento e cumpra todas as normas de fiscalização sanitária.
É essencial zelar pela saúde dos seus profissionais e clientes. Por isso, siga todas as exigências da vigilância sanitária.
5. Escolha um segmento de atividade com o qual você se identifica
Existem, no Brasil, 41 atividades econômicas relacionadas somente ao universo da saúde. São negócios que vão desde grandes hospitais até serviços de cuidados a idosos e enfermos (que podem ser enquadrados na figura do Microempreendedor Individual – MEI). Antes de abrir um negócio nesse segmento, considere qual o perfil de atividade com o qual você mais se identifica, considerando sua formação e suas competências pessoais. Analise também, com apoio de um contador, qual o formato de empresa mais indicado para o seu negócio. As tributações e encargos seguem as mesmas regras do Simples Nacional. Entre as vantagens estão, a redução da carga de impostos, bem como a simplificação dos processos de cálculo e o recolhimento dos tributos. Faça uma simulação sobre a melhor opção para a sua empresa se o Simples ou o Lucro Presumido pela ferramenta desenvolvida pelo Sebrae e FGV.
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Fonte: Agência Sebrae