Artigos e NovidadesEmpreendedorismo

Se você já andou pesquisando sobre formas de levantar dinheiro para sua startup com investidores, é provável que tenha se deparado com o termo mútuo conversível. Por mais técnico que o termo pareça, porém, compreender seu significado é muito importante na hora de fechar um contrato de investimento.
O contrato de mútuo conversível é, em geral, a opção preferida de investidores-anjo e de fundos acostumados a fazer aportes em empresas em fase mais inicial. Isso porque ele reduz bastante a burocracia, uma vez que não envolve mudanças no contrato social.
MÚTUO EM VÍDEO
O gestor de portfólio da ACE Startups, Guilherme Lima, explicou em vídeo o funcionamento do contrato de mútuo. No vídeo, ele mostra as principais diferenças entre esse modelo e a participação acionária.

COMO O MÚTUO FUNCIONA NA PRÁTICA?
De forma simplificada, um contrato de mútuo conversível não é muito diferente de um contrato de empréstimo. Em seus termos, esse contato define que o investidor terá direito a converter o valor aportado na empresa em uma quantidade de ações no futuro.
Essa conversão será feita apenas quando for de interesse do investidor. Assim, o fundo ou anjo fica protegido de possíveis erros administrativos. Isso acontece porque ele pode aguardar para solicitar a conversão de seu investimento em ações ou quotas da empresa.
Esse contrato também tem a vantagem de ser muito mais fácil de ser estabelecido e bem menos burocrático do que os outros modelos.
SOCIEDADE ANÔNIMA
A participação em equity da empresa, normalmente é a opção de fundos maiores. Mas esses fundos costumam entrar apenas em fases mais avançadas do negócio.
Nesse caso, a empresa normalmente precisa se converter em uma sociedade anônima. Com isso, ela passa a se adequar a padrões mais claros e regulamentados de governança.
ESTRUTURAÇÃO JURÍDICA NA PRÁTICA
Para ajudar no desafio de estruturar juridicamente uma startup, a ACE e o escritório TozziniFreire prepararam o Guia de Estruturação Jurídica na Prática. O material está disponível gratuitamente na página de educação empreendedora da empresa, ou clicando no link da imagem abaixo:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário