O desenvolvimento de aplicativos móveis pode parecer bem atrativo para os investidores. Afinal, as grandes tendências do mercado continuam recebendo grandes investimentos. No último ano, por exemplo, o iFood anunciou um investimento esperado de mais de R$ 1,9 bilhões. A empresa brasileira vem sendo frente no mercado brasileiro e inspirando outros aplicativos de delivery a investirem no país, dentro de um mercado promissor. A criação de uma plataforma como essa, porém, pode ser complicada e necessita de muito investimento. Por este motivo, é necessário pensar em outras formas de inserção no mercado digital, como a criação de um aplicativo MVP.
O Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável, ou MVP – é uma opção para os empreendedores que buscam começar suas operações de forma rápida, com pouco tempo necessário para implantação. Afinal, o mercado digital necessita de agilidade. Um MVP é uma versão mais simples de uma plataforma, que conta com as ferramentas essenciais para que o produto funcione da melhor forma.
Entre os benefícios apontados por desenvolvedores, também está a necessidade de um investimento menor. Afinal, com menos ferramentas a serem desenvolvidas, os investidores podem redirecionar o investimento inicial e conseguir retorno ainda mais rápido.
“Com um MVP, você pode testar seu produto e começar a ganhar dinheiro ainda mais rápido. Por que você construiria uma plataforma de R$ 100.000,00 quando você pode construir uma versão mais simples e começar a atuar mais cedo?” aponta Raphael Canguçu, CEO da desenvolvedora mineira Codificar.
A empresa de desenvolvimento liderada por Canguçu apoia dezenas de investidores que desejam entrar no mercado digital há mais de 10 anos, enquanto defende o desenvolvimento de um MVP nos estágios iniciais do projeto.
“Até mesmo o Uber começou com um aplicativo simples, e foi adicionando novas ferramentas com o tempo,” completa Canguçu.
A ideia por trás do MVP é impulsionar o número de investimentos existentes, enquanto os investidores conseguem colocar em práticas suas ideias com menos tempo de desenvolvimento.