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Manter um bom relacionamento com o cliente é sempre um acerto no marketing, porque uma vez fidelizado, ele tende a atrair novos prospects para sua empresa. Por isso, é tão importante investir esforços para atender seu público com excelência. Para ilustrar como melhorar o atendimento ao público, iremos explicar o que é CRM e como aplicá-lo em sua empresa.
O que é CRM?
CRM significa Customer Relationship Management, que pode ser entendido como a gestão de relacionamento com os clientes. Trata-se de uma ferramenta para gerenciar as relações entre uma empresa e seus clientes, sejam atuais ou futuros. Com o CRM, é possível manter um sistema integrado de gestão com foco no cliente, com vários processos integrados e organizados.
Para isso, é importante adotar uma estratégia voltada para entender as necessidades do cliente e a implementação na empresa, integrando diferentes setores, como vendas, marketing, atendimento ao cliente e suporte técnico.
Uma maneira rápida de facilitar o processo de CRM é adquirir um software que automatiza o atendimento, gravando dados, contatos, prospects, contratos fechados, entre outros. Um dos objetivos do CRM é fidelizar o cliente, um conceito que vai além de receber benefícios e vantagens de uma empresa. É necessário criar estratégias para buscar a satisfação total do cliente, prevendo necessidades e desejos e tratando-o com dignidade e respeito. Assim, fica muito mais fácil oferecer produtos adequados à sua demanda.
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Introduzir o CRM na empresa tem que ser algo gradual e é extremamente importante, pois o foco da empresa deve ser o atendimento aos clientes, transformando a venda em uma consequência. Também é necessário manter um banco de dados com informações úteis dos clientes, que devem ser consultados com frequência para tomada de qualquer decisão.
Treinamentos e consultoria talvez sejam necessários para implantar o CRM em sua empresa, já que todas as atividades dos clientes devem ser registradas. A mesma importância deve ser considerada ao emitir relatórios gerenciais para melhor compreensão dos dados colhidos.
O CRM pode ser dividido em três partes:
Operacional: canais de relacionamento.
Analítico: setor que aplica a análise de dados e informações, identificando as necessidades e acompanhando os hábitos do cliente.
Colaborativo: com foco na obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação.
O maior desafio de implementar o CRM é integrar os sistemas antigos com os atuais da empresa, reunindo todas as informações dos clientes obtidas nos mais diversos canais de venda, criando uma base única de dados, e disponibilizar esse material para todos os departamentos da empresa.
É sempre bom lembrar que o mais importante do CRM é a interação com os clientes. Por isso, é necessário conhecer os hábitos deles, criar eventos, promoções e campanhas direcionadas.
Ao adotar a estratégia de CRM, é fundamental dedicar tempo ao planejamento e à preparação. Após a adoção do sistema, mantenha a empresa focada em prestar sempre o melhor serviço ao cliente.
via DNA do Empreendedor

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