A rede de ensino bilíngue Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e conta com 120 unidades por aqui. A marca usará a operação brasileira para expandir por outros países de interesse da América Latina, como Argentina, Colômbia, Paraguai, Peru e México (neste último, já tem três unidades). O faturamento médio mensal é de 167 mil dólares a partir de 300 alunos, com rentabilidade a partir de 25%.
A rede de açaí Oakberry foi fundada em 2016 e tem 150 unidades no Brasil, nos Estados Unidos (Miami e Orlando), em Portugal, na Espanha, em Dubai e na Austrália. A expectativa é abrir mais unidades nos Estados Unidos, Austrália e Emirados Árabes, além de chegar em mais países da Europa ainda este ano.
Nos Estados Unidos, o faturamento médio mensal de uma unidade vai de 30 a 80 mil dólares, com taxa de lucratividade média de 10 a 15%. Na Austrália, vai de 40 a 100 mil dólares australianos com taxa de lucratividade média de 15 a 20%. Em Espanha ou Portugal, vai de 25 a 50 mil euros com taxa de lucratividade média de 10 a 15%.
Estados Unidos
Investimento inicial: 80 a 150 mil dólares
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Austrália
Investimento inicial: 100 a 200 mil dólares australianos
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Espanha e Portugal
Investimento inicial: 50 a 100 mil euros
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
6 — OdontoExcellence
A rede de serviços odontológicos Odonto Excellence foi fundada em 2009 e conta com 484 unidades ativas no Brasil. Também tem 12 unidades em Angola, 12 unidades no Paraguai e três em Portugal. O faturamento médio mensal respectivo é de 220 milhões de guaranis, 2,5 mil dólares e 3,6 mil dólares. A lucratividade vai de 20 a 30%.
Angola
Investimento inicial: 5 mil dólares
Prazo de retorno: 8 a 12 meses
Paraguai
Investimento inicial: 28 milhões de guaranis
Prazo de retorno: 7 a 10 meses
Portugal
Investimento inicial: 5 mil dólares
Prazo de retorno: 14 a 16 meses
7 — Sóbrancelhas
A rede de estética Sóbrancelhas, criada em 2013, tem 180 unidades em operação. 20 delas são na Argentina e uma na Bolívia. A rede continuará a se expandir pela América Latina — com planos para Argentina, Bolívia, Chile e Panamá — e irá aos Estados Unidos. Na Argentina, o faturamento médio mensal de uma unidade é de 300 mil pesos argentinos.
Argentina
Investimento inicial: 850 mil pesos argentinos
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
8 — Sodiê Doces
Fundada em 1997, a Sodiê Doces tem 314 unidades em terras brasileiras e uma em Orlando (Flórida, Estados Unidos). O objetivo é chegar a quatro unidades americanas até o final de 2020. O faturamento médio mensal da unidade americana é projetado em 45 mil dólares no primeiro semestre de operação e de 55 mil dólares após seis meses. A taxa de lucratividade é estimada em 15% ou mais.
Estados Unidos
Investimento inicial: 550 mil dólares
Prazo de retorno: 36 meses
9 — SuperGeeks
A escola de programação e robótica para adolescentes SuperGeeks foi fundada em 2014. Hoje, tem 62 unidades em operação. A SuperGeeks tem uma unidade piloto nos Estados Unidos e planeja abrir mais duas lá e outras cinco em Portugal. O faturamento médio anual vai de 115 a 397 mil reais, com taxa de lucratividade média de 20 a 25%.
Portugal
Investimento inicial: 55 mil euros
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
10 — Top English
Fundada em 1997, a rede de idiomas Top English tem 37 unidades — uma delas no Japão e outra em Orlando (Flórida, Estados Unidos). A marca espera abrir mais duas unidades nos EUA e uma em Portugal até o final deste ano. O faturamento médio mensal de uma unidade americana é de 25 mil dólares, com lucratividade de 40%.
Estados Unidos
Investimento inicial: 8 mil dólares
Prazo de retorno: 3 meses
Fonte: Portal Exame PME