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Apesar das dificuldades econômicas que o país enfrentou em 2019, o franchising brasileiro continua crescendo.
De acordo com balanço preliminar da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias tiveram um aumento de 6,9% em faturamento e o número de unidades cresceu 5,1%, com relação ao ano anterior.
Para 2020, a previsão é que o segmento cresça mais 8% e continue demonstrando sua solidez e importância para a economia brasileira.
Assim como acontece em outros setores, o franchising também está sujeito a alguns movimentos do mercado e tendências que movem seus resultados.
Neste ano, algumas tendências devem acompanhar a performance das franquias brasileiras.

Gestão mais humana e flexível

Muitas companhias já perceberam que o modelo tradicional de gestão está ultrapassado. Empresas que focam apenas no lucro e cerceiam seus funcionários de todas as formas possíveis rapidamente se tornam ineficientes, perdem talentos e não conseguem manter a consistência no processo de expansão.
Para garantir um desenvolvimento sustentável de um negócio, é preciso, primeiro, ter relações com as pessoas.
O relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2019, da Deloitte, corrobora essa tendência. O estudo ponta que o tema “experiência do empregado”, é considerado como importante por 92% das empresas brasileiras entrevistadas.
Isso indica que as companhias estão percebendo como criar relações saudáveis com seus funcionários e que manter a satisfação das equipes impacta na produtividade e na construção dos resultados.
Nesse sentido, manter a transparência, criar relações cooperativas, desenvolver uma gestão compartilhada e flexibilizar dias, horários e locais de trabalho também são formas de criar uma experiência mais positiva para os colaboradores e melhorar o desempenho deles.

Expansão em bairros menores

Já faz algum tempo que as redes de franquias começaram a perceber que existem muitas oportunidades de expansão fora das grandes capitais e centros urbanos.
Algumas delas até criaram modelos de negócio específicos para praças com população reduzida, como é o caso das franquias com operação em home office e as franquias em containers.
Porém, além do investimento em cidades do interior, o que deve ser visto com mais frequência a partir deste ano é a expansão de franquias em bairros menores.
O fato de estarem localizados em cidades estratégicas, ter boa infraestrutura logística para expansão, mas ainda contar com ecossistema típico de cidades do interior deve fazer com que as redes de franquias olhem cada vez mais para os bairros menores.

Evolução do “mercado platinado”

A população com mais de 60 anos cresceu 18% entre 2012 e 2017 e já conta com mais de 30 milhões de brasileiros, segundo o IBGE.
Essa parcela de consumidores tem buscado, cada vez mais, empresas que atendam suas necessidades e desejos em diversas áreas, como: saúde, lazer, alimentação, vestuário, serviços, educação e mais.
Com isso, a tendência é surjam cada vez mais franquias especializadas em oferecer serviços para os idosos e que as marcas que já estão no mercado considerem desenvolver produtos e serviços focados nos “platinados”.

Segurança digital

Nos últimos anos houve uma “explosão” de ataques de criminosos digitais, principalmente os que têm como objetivo o roubo de dados. Com isso, a segurança digital se tornou um assunto tão importante que já existem normais globais que se aplicam a todas as empresas que lidam com informações pessoais.
Surgiram iniciativas como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados, cuja implementação deve acontecer nos próximos anos.
Ambos buscam regular a forma como as companhias recolhem e processam dados pessoais e os processos que elas precisam implementar para garantir a segurança dos clientes.
O resultado disso é um investimento cada vez maior em ferramentas, profissionais e protocolos ligados à segurança digital.
Com isso, o número de companhias que têm uma política de gestão de riscos passou de 44% para 73% entre 2016 e 2019, segundo a Deloitte. Entre as entrevistadas pela consultoria, 34% têm centros de operação de segurança para riscos cibernéticos e 30% não têm, mas pretendem implementar em breve.
Em 2020, essa preocupação deve continuar fazendo parte do planejamento estratégico das franquias brasileiras.

Tecnologia na gestão e na operação

A tecnologia sempre é uma das principais tendências do franchising e do mundo dos negócios, de forma geral.
Para 2020, porém, destacam-se algumas ferramentas que devem ser vistas com mais frequência nas unidades franqueadas, como os instrumentos de autoatendimento e a automação de processos.
Para demonstrar intimidade com os avanços tecnológicos disponíveis para o PDV e ajudar a reduzir filas, agilizar os pedidos e gerar mais conforto para os consumidores, muitas franqueadoras estão instalando totens, tablets, espelhos interativos e outros instrumentos que permitem que os clientes façam seus pedidos sem necessidade de falar com um atendente humano.
A automação também segue em alta dentro e fora do mercado franquias. De acordo com a consultoria Gartner, a Automação de Processos Robóticos (RPA) é a tecnologia de software com crescimento mais rápido no mercado. O segmento de softwares RPA cresceu 63,1% em 2018 e a estimativa é que tenha superado US$ 1,3 bilhão em receita.
A automação de processos ajuda a garantir agilidade e assertividade de atividades, assim como aumentar a produtividade dos profissionais, o que é fundamental para expansão de franquias.

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