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O comércio eletrônico é um dos mercados com maior potencial para quem deseja abrir o próprio negócio. Em 2017, esse mercado faturou R$ 47 bilhões, segundo pesquisa da Webshoppers, principal levantamento do setor no Brasil.
De olho em todo esse potencial está o eBay. A plataforma, uma das maiores lojas virtuais do planeta, está no Brasil desde 2013 e quer se tornar maior por aqui. Hoje, o negócio tem cerca de 4 mil empreendedores vendendo seus produtos na plataforma, mas quer ir mais longe.
Com o objetivo de entender melhor o nosso mercado, a empresa divulgou um estudo em que traça um perfil das lojas virtuais que vendem seus produtos para outros países – a possibilidade de atingir o exterior é um dos principais discursos do eBay para atrair vendedores para a sua plataforma.
Este estudo foi realizado com 200 empresários do setor, sendo que a maioria deles não está no eBay. Normalmente, os estudos do marketplace são feitos apenas com seus vendedores. “Fizemos diferente para traçarmos um perfil mais abrangente do e-commerce brasileiro. Queremos conhecer melhor os empreendedores, entender seus desafios e pensar em soluções”, diz Xavier Aguirre, gerente de desenvolvimento de negócios e exportações do eBay para a América Latina.
Apesar de ser valioso para o eBay, o estudo também traz informações interessantes para os empresários do colégio eletrônico interessados em vender para o exterior. Confira alguns dados da pesquisa:
Peças automotivas dão lucro
Os produtos mais vendidos para o exterior são, na ordem, produtos de beleza, peças automotivas e eletrônicos. As categorias em primeiro e terceiro lugar da lista são mais comuns no e-commerce. Por isso, se você está em busca de um mercado lucrativo para investir – ou se tem uma loja física de autopeças – pode valer a pena investir em um mercado online de carros.
Para vender para fora, é preciso se dedicar
Nem todo mundo se dedica totalmente à loja virtual. Há também quem trabalhe poucos dias por semana e tenha um e-commerce para conseguir uma renda extra. No entanto, a pesquisa indica que a dedicação exclusiva é essencial para o sucesso internacional. Isso porque o estudo aponta que os vendedores que mais enviam seus produtos para fora trabalham no mínimo seis dias por semana em suas lojas.
Também segundo o eBay, leva-se, em média, dois anos e meio para que um e-commerce comece a se internacionalizar. “Os comércios eletrônicos precisam de um tempo para crescer, tornar-se mais maduros e buscar o mercado externo”, diz Aguirre.
Olho nos países mais ricos
A maior parte dos produtos brasileiros que ultrapassam nossas fronteiras vão para a América do Norte – a região recebe 43% dos pedidos dos participantes da pesquisa. O segundo principal destino é a Europa, destino de 33% das exportações. De acordo com o gerente do eBay, são dois os principais fatores que atraem compradores de fora: produtos típicos brasileiros e artigos a preços baixos.
Desafios
São dois os principais problemas dos empreendedores que buscam o mercado externo. O primeiro são as dificuldades na entrega, complicação lembrada por 29% dos entrevistados. As taxas altas são uma preocupação de 10% dos participantes da pesquisa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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