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Há quem diga que um trabalho de prospecção, quando benfeito, representa mais da metade do caminho de uma venda. Afinal, vender um produto para o público certo, que esteja procurando por ele, é mais fácil do que arriscar aleatoriamente. Rafael Albuquerque, CEO da Unitfour, comenta sobre estratégias para ter sucesso na prospecção.
O sucesso de qualquer negócio depende, em sua maioria, de um bom time de vendas, que seja organizado e esteja alinhado com um planejamento bem estruturado. Por isso, antes de tentar atrair novos consumidores, é preciso estruturar todo o processo. A estratégia comercial é algo que possui o mesmo peso do começo ao fim de sua execução. Assim, é fundamental que haja um tempo na rotina para estudar quais são as abordagens mais viáveis, potencializando o trabalho na hora de conquistar mais público.
Com as estratégias corretas, é possível impulsionar os resultados da prospecção de clientes. Veja como dominar as três principais delas:
1. Encontre o consumidor certo
Não há nada mais frustrante do que o recebimento de indicações de produtos ou serviços os quais você não precisa. Essa regra vale tanto para a vida pessoal quanto para a corporativa. Afinal, profissionais precisaram perder tempo para elaborar uma propaganda ou entrar em contato por algo que não interessa o consumidor. Essa prospecção desalinhada não é factível para nenhuma das partes, pois não gera novos negócios e nem abre portas.
Portanto, é fundamental que haja uma cautela maior na elaboração e desenvolvimento da base de dados. Com essa medida, é possível saber se determinado produto se encaixa nos interesses dos possíveis compradores.
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2. Conheça seu público
Informação é poder. Compreender o consumidor significa mais do que definir um público-alvo. É importante que o mailing de clientes esteja sempre em dia e bem alimentado, buscando entender o comportamento de cada pessoa mesmo fora da negociação. Assim, você mostra que ela é importante para a sua companhia e que gostaria muito de tê-la como parceira comercial.
Ao segmentar o público, a empresa se aproxima e entende os anseios do seu target, suprindo suas necessidades. Assim, tanto a conquista quanto a fidelização dos clientes torna-se algo mais simples e prático, gerando resultados significativos.
3. Seja mais preciso
Trabalhar o target é primordial para potencializar e tornar mais eficiente a prospecção de clientes, garantindo o sucesso do negócio. Sendo assim, entenda como o cliente se porta e o que ele consome. Com base nisso, prepare conteúdos relevantes nos e-mails, newsletters e campanhas. Saiba com quem você está conversando, seja no telefone, pessoalmente ou via web. Descubra se essa pessoa possui autonomia para a tomada de decisões. Além disso, na hora de prospectar, tenha em mente o perfil pelo qual está buscando.
*Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour , empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing. https://www.unitfour.com.br/

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