Excelentes dicas publicadas no Empreendemia, baseadas em palestra de Silvio Meira, cientisa chefe do C.E.S.A.R.:

O que é inovação?

  • Inovação significa emitir nota fiscal. Se você tem uma tecnologia fantástica, mas não vende, não é uma inovação.
  • Inovação é igual à criatividade com qualidade. Criatividade é ter habilidade para pegar ideias existentes, transformá-las e colocá-las em prática. Qualidade é oferecer o que o cliente quer pelo preço que ele pode pagar.
  • A principal característica de pessoas inovadoras é a adapdabilidade. Não é preciso ser o mais forte ou o maior, mas sim ser o que se adapta mais rápido às mudanças do mundo.

Conclusão: Crie algo que as pessoas estejam dispostas a pagar, caso contrário, não é inovação.

Para inovar em alto estilo, entenda as infraestruturas

  • Imagine quando Thomas Edison inventou a lâmpada. Pra que eu iria comprar uma lâmpada sem ter energia em casa? Sem falar do bocal da lâmpada.
  • O ser humano está conectado há séculos em redes através das infraestruturas. Infraestruturas são os sistemas de distribuição de água, energia, esgoto, etc. A internet é a infraestrutura de distribuição de informação, tratá-la como tal ajuda a entender as tendências e observar oportunidades.
  • A revolução da internet comparada com as outras infraestruturas é que ela pode ser alimentada por uma pessoa comum. Você não pode gerar água nem energia em casa e distribuir para as outras pessoas, a informação você pode.

Conclusão: Não crie um produto que as pessoas não consigam usar por falta de infraestrutura.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário