Replicamos ótimo texto de Alice Sosnowski:
Várias dúvidas rondam a cabeça de um empreendedor em início de carreira: o produto vai decolar? Qual a melhor forma de promover meu serviço? Como contratar bons funcionários? Uma das questões envolve também o espaço físico onde a empresa irá funcionar e o custo para manter um escritório.
Levando em conta uma pequena sala de 30 metros quadrados em uma localização não central nos grandes centros urbanos, o valor de manutenção de um escritório varia entre 1.500 e 3.000 reais, contando aluguel, condomínio, IPTU, água, luz, telefone, internet e limpeza.

Para reduzir estes custos, muitos estão adotando os espaços de coworking, que são ambientes compartilhados com espaços comuns, salas, internet e café. A vantagem é que o empreendedor paga apenas pelas horas de uso. Um plano mensal completo custa de 300 a 850 reais, dependendo da localização e serviços oferecidos.


Além da economia, o empreendedor não precisa se preocupar com as demandas de um escritório próprio e pode se dedicar somente ao seu negócio. Os espaços colaborativos também proporcionam networking. Frequentados por empresários e profissionais de diversas áreas, a troca de experiências é intensa. E esta interatividade é capaz de gerar novos negócios, amplificar ideias e criar inovações, um grande diferencial para os empreendedores.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário