Gonçalo Rodrigues e Alexandre Ferreira começaram a trabalhar como freelancers, na área de multimédia, mas desde logo se depararam com uma barreira: a trabalhar em casa, faltava-lhes um espaço onde pudessem reunir com os clientes. A Arquitetura Convida cedeu-lhes uma sala a “preço de amigo” e, uns meses depois, os jovens acabariam por conseguir lançar a sua própria empresa. O sucesso da experiência levou a Arquitetura Convida a abrir os primeiros dois espaços de coworking em Coimbra.
Durante cerca de três anos, Gonçalo e Alexandre foram uma espécie de cobaias da versão portuguesa do sistema coworking, originário dos EUA. E, há cerca de um mês, a Arquitetura Convida criou oficialmente a CoWork.Coimbra, uma empresa de aluguel de espaços de trabalho.
Agora, já é possível alugar secretárias na cidade dos estudantes. Com a mesa e a cadeira, a CoWork.Coimbra disponibiliza também internet, café, impressora, fax, uma sala de reuniões privada e uma zona de convívio. E, em troca, pede apenas rendas de 120 euros (mês) ou 10 euros (dia). Um posto de trabalho duplo – uma mesa maior, partilhada por duas pessoas – fica por 200 euros.
O coworking pode ser a solução para quem precisa de pouco mais do que um computador para trabalhar e não tem possibilidade de arrendar um escritório. “Poupamos dinheiro e burocracia”, relata Gonçalo Rodrigues, que assegura que, sem o cowork, teria sido complicado vingar no mercado de trabalho. “Ter um espaço com boa apresentação, para quem parte do zero, é muito importante”, avalia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário