Por que trabalhar em um escritório compartilhado?

Compartilhar espaço e equipamentos com outros players ou até concorrentes pode parecer algo inovador para alguns, mas é muito comum em setores tradicionais da indústria. São conhecidas as grandes corporações no ramo de vestuário, eletrônicos e farmacêuticas que agregam valor e marca a produtos vindos do mesmo fornecedor e inúmeros os exemplos de empresas que disputam um mercado e se unem em uma empreitada mutuamente benéfica.
Talvez os primeiros profissionais autônomos a compartilhar espaço e serviços agregados no Brasil tenham sido os médicos. Unindo-se em pequenos grupos, puderam compartilhar e reduzir pesados investimentos iniciais (e permanentes) em uma grande quantidade de equipamentos que, muitas vezes, passam a maior parte do tempo desligados, mas são indispensáveis para um consultório.
Ao analisarmos mais especificamente o compartilhamento de espaço de escritório e recursos, nota-se que essa mudança ocorre no mundo empresarial com o surgimento de empresas de facility management e locação temporária de escritório, como a Regus e a HQ (mais tarde, comprada pela concorrente). Essas empresas permitiram agilidade e flexibilidade para projetos e empreendedores, antes engessados por contratos e altos investimentos iniciais.
E, finalmente, como uma resposta a uma necessidade do mercado, surgiram os escritórios compartilhados ou espaços de coworking. Pequenas empresas, abertura de filiais, projetos empreendedores e autônomos como coaches e advogados ganharam a possibilidade de trabalhar em escritórios amplos, bem equipados, com funcionários treinados e serviços agregados, com baixo valor mensal e nenhum investimento inicial.
Ou ainda mais simples, pequenas empresas agora podem ter um escritório maior e melhor, sem investimento inicial ou longos contratos, e pagar menos. Precisa de um lugar para você ou sua empresa trabalhar?
Seja racional e procure um escritório compartilhado.
por Daniel Mourão – 11/09/2012

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário