Recentemente, Mike Gedye, senior director do Departamento de Global Corporate Services da consultora CB Richard Ellis publicou um Relatório que sugere dez resoluções para fazer face aos desafios na área do imobiliário para 2011.
Este Relatório é particularmente interessante porque as recomendações apresentadas fazem um paralelo com situações adoptadas para a vida quotidiana e conclui-se que qualquer semelhança não é mera coincidência…
A Resolução nº 9 insere-se no capítulo “Melhorar a Comunicação” e tem como tema “Trabalhe de forma mais inteligente”. Gedye realça que há actualmente soluções flexíveis de organização do trabalho e reforça a importância de as empresas se concentrarem na sua actividade principal, devendo apostar numa gestão eficaz das instalações e dos espaços de trabalho: as organizações podem efectivamente tirar proveito de soluções flexíveis de organização do trabalho, adoptando um ambiente mais eficaz que esteja em sintonia com as necessidades do negócio e equipado para aumentar a produtividade e eficiência dos custos.
Segundo a CB Richard Ellis, se as empresas adoptarem estas estratégias aumentarão os níveis de produtividade, tirando ainda partido da tecnologia móvel e de uma tendência cada vez maior para utilização de espaços amplos e colaborativos (também designados por espaços de coworking), caso as mesmas não necessitem de escritórios permanentes para trabalhar.
Dando resposta às necessidades das empresas que procuram a eficiência nos seus locais de trabalho e uma racionalização de custos sem prejudicar os níveis de motivação das suas equipas, há diversas soluções que poderão ser adoptadas no nosso mercado. Os Centros de Escritórios posicionam-se como uma alternativa válida, oferecendo serviços em outsourcing numa filosofia “chave na mão”, tanto ao nível do arrendamento de escritórios, do coworking e do secretariado personalizado.
Na prática, uma empresa poderá instalar-se num escritório já mobilado de um Centro de Negócios, com tecnologia de última geração, usufruir de apoio administrativo e de salas de reuniões, suportando um custo fixo mensal e trabalhando numa óptica de flexibilidade, nomeadamente no que respeita à transição para espaços de maior ou menor dimensão, consoante a evolução da empresa e do mercado.
Para além dos escritórios físicos, as empresas poderão optar pela solução de escritório virtual, com custos bem mais acessíveis. O Escritório Virtual permite usufruir de espaços temporários de trabalho, além de uma morada de prestígio, de atendimento telefónico profissional e recepção de correspondência com notificações online.
Este é um conceito inovador onde as empresas portuguesas são pioneiras e estão na vanguarda a nível mundial: actualmente existe uma aplicação designada “myOffice” que permite ter acesso ao escritório onde quer que esteja, estando disponível na App Store da Apple para utilizadores iPhone e iPad. Em breve naturalmente surgirão novas versões para dispositivos Android ou Blackberry.
Estes são apenas alguns exemplos de oportunidades na área imobiliária e da gestão de espaços de trabalho, numa altura em que o acesso ao crédito para a aquisição de escritórios está muito limitado e as empresas têm necessidade de liquidez para desenvolver os seus negócios, procurando soluções que contribuam para melhorar a sua produtividade.
Carlos Gonçalves (link para a matéria)
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