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Há um tempo que o marketing digital deixou de ser uma novidade. Agora, ele é uma peça essencial no dia a dia de qualquer negócio para atingir resultados ainda mais satisfatórios na conquista de novos clientes e gerar vendas. Para se ter uma ideia, 25% dos investimentos em marketing atualmente no Brasil são direcionados para o meio digital, segundo a eMarketer.
E não para por aí, a tendência é crescer ainda mais. Uma outra pesquisa, feita pelo portal AdWeek, mostrou que boa parte dos diretores de marketing afirmam que o marketing digital será responsável por 75% dos investimentos do setor até o ano de 2023.
Mas o que leva os empresários a apostarem cada vez mais no marketing digital?
Simples: com as estratégias digitais é muito mais fácil mensurar resultados, em comparação com o marketing tradicional. Nas ações tradicionais não é possível saber, por exemplo, quantas pessoas exatamente viram um comercial da empresa na televisão nem quantas leram um cartaz promocional da marca.
Já com um site é possível saber, por exemplo, quantos usuários acessaram aquela página diariamente, ou clicaram em algum artigo do blog para ler, entre várias outras informações extremamente relevantes para a presença digital de um negócio.
Segundo o CEO da Agência Eixo Digital, Raphael Caitano, existem vários problemas que o marketing digital pode resolver na empresa, como a falta de acessos e visitas no site, a dificuldade em conquistar novos clientes e aumentar as vendas, a pouca visibilidade nas redes sociais, entre diversos outros. “A estratégia digital é desenvolvida de forma exata para a empresa, ou seja, os pontos são estudados detalhadamente para garantir que o resultado seja o mais assertivo possível”, explica.
Mas como aplicar o marketing digital em um negócio e conseguir resolver esses problemas? O primeiro passo é fazer um planejamento, tendo que considerar questões como:
Objetivo
Para construir um planejamento eficaz de marketing digital é muito importante ter um objetivo bem definido e claro em mente.
É possível, por exemplo, planejar estratégias digitais focadas em gerar mais engajamento nas redes sociais, aumentar a credibilidade e confiança da marca, ou potencializar vendas, gerais mais potenciais clientes e leads, entre outros objetivos.
Independentemente do que for definido, apenas o fato de ter um foco já vai dar um direcionamento melhor para aplicar o marketing digital de forma efetiva.
Público-alvo
Outro tópico extremamente importante a se considerar é o público-alvo do planejamento. É preciso entender exatamente quem a empresa quer atingir para depois definir como atingir.
A principal dica é fazer uma imersão na realidade daqueles que o empresário imagina serem os possíveis consumidores dos produtos ou serviços do negócio, reunindo o máximo de informações possível.
Para isso, indica-se entrevistar pessoas, perguntar sobre seus sonhos, dúvidas, principais problemas do dia a dia, hobbies, o que gostam e o que não gostam, questões para entender como é o seu comportamento na internet, entre quaisquer outras informações relevantes.
Compreender todas esses dados sobre o público vai ajudar a desenvolver desde o tipo de conteúdo e os temas que mais o atraem, até que palavras-chave ele utiliza para fazer uma pesquisa no Google, por exemplo. Com isso, o empresário terá em mãos o cliente ideal, também conhecido como persona (uma representação específica do público-alvo), o que tornará as estratégias bem mais assertivas e eficazes.
Jornada de compra
Após saber exatamente qual o público-alvo da empresa, é preciso construir uma jornada de compra para ele. Essa jornada surge do entendimento de que não é em qualquer momento que um usuário está preparado para comprar, sendo necessário que ele percorra algumas etapas até o fechamento do negócio.
A jornada de compra é composta por 4 etapas: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e, por último, a Decisão de Compra.

  • Na primeira, o usuário está apenas buscando conhecimento na internet e aprendendo sobre determinado assunto, sem nem imaginar em comprar algo;
  • Já na segunda, após buscar tanto e ler sobre o assunto, ele acaba descobrindo que tem um problema no dia a dia;
  • Na etapa seguinte, ele agora busca na internet por possíveis soluções para resolver o seu problema, entre elas a empresa em questão e seus concorrentes;
  • Por fim, após pesquisar bastante e avaliar prós e contras de cada opção, ela se dá conta de que aquela empresa oferece a melhor solução. O que ele precisa nesse momento é ser instruído e orientado em como adquiri-la.

É muito importante que, baseado em todo o conhecimento do público-alvo, a empresa possa produzir conteúdos e criar ações para conduzir a persona na jornada de compra, desde a primeira etapa até a venda.
Ferramentas de marketing digital
Algumas ferramentas de marketing digital podem facilitar todo o seu trabalho na hora de criar um planejamento. São elas:

  • Gerador de personas: de forma simples, ajuda a criar uma persona exata para a empresa;
  • Gerador de jornada de compra: ajuda a desenvolver a jornada de compra, principalmente para gerar ideias de conteúdos para produzir;
  • Google Trends: é uma ferramenta gratuita do Google para saber as principais tendências no comportamento de busca dos usuários. O Google Trends também pode ser uma ótima ajuda para pesquisar e definir palavras-chave.
  • Mapa da jornada digital: serve para registrar o planejamento de marketing digital. Para isso, cria um infográfico com as principais informações do planejamento, como concorrentes e rotina, objetivos e persona, funil de vendas, entre outras.

Orçamento
É muito importante também que você defina um orçamento para que possa investir no seu planejamento e trazer resultados ainda mais satisfatórios.
Planejar a verba disponível vai permitir um maior controle dos gastos e, assim, evitar imprevistos financeiros no decorrer da estratégia.
Cronograma
Estipular um cronograma é extremamente importante para que uma empresa tenha sucesso com uma estratégia de marketing digital.
Esse tipo de organização funciona como um guia detalhado do que deve ser feito, como deve ser executado, por quem será realizado e até quando precisa ser cumprido.
Criar um cronograma é importante, principalmente, para acompanhar todo o processo de aplicação do marketing digital na empresa. Com o trabalho organizado dessa forma, é possível ter uma visão panorâmica do andamento do planejamento, podendo melhorar ainda mais ações e resultados.
Dúvidas sobre algum termo? É possível conferir todos os assuntos trabalhados neste texto no blog da Agência Eixo Digital. Basta acessar eixo.digital/blog e digitar no espaço de busca a palavra-chave do tema para saber mais sobre.

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