Confira artigo retirado de site português. CoWorking é tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho europeu:
www.serfreelancer.com
Muitos dos Freelancers trabalham em casa, sozinhos, no meio de uma enorme confusão. Normalmente existem dois tipos de pessoas, aqueles que se dão muito bem a trabalhar em casa sozinhos e outros que têm grandes dificuldades em concentrar-se a trabalhar sozinho. Existem aqueles que levam o seu trabalho para ciber-cafés, trabalhando assim num ambiente muito mais movimentado o que normalmente os ajuda a concentrar.
Eu pessoalmente trabalhando em casa acabo por me distrair com as mais pequenas coisas, o que me causa um grande transtorno na elaboração do meu trabalho. No entanto, não me vejo a trabalhar em equipa (talvez porque as experiências no passado não sejam as melhores) e gosto imenso de trabalhar em casa sozinha com tudo de bom que isso trás. Mas por vezes eu própria me desloco para sitios mais movimentados (como por exemplo a universidade, um ciber café ou mesmo a biblioteca pública), apenas por uma questão de sentir a presença humana enquanto faço aquilo que tenho para fazer no dia-a-dia.
Actualmente têm-se falado nestas questões e em tudo o que isso envolve. Tem aparecido também várias hipóteses que ajudam a todos aqueles que não se sentem bem a trabalhar em casa. Ultimamente tem-se falado muito no Co-Working.
O que é CoWork?
O Co-Working consiste na nova tendência mundial para o trabalho independente. Consiste na união de um grupo de pessoas que trabalham por conta própria, mas que partilham os mesmos valores que outros Freelancers. Quando as pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, o fluxo de trabalho aumenta, a troca de ideias é constante e a troca de experiências faz com que o trabalho seja mais e melhor.
Normalmente é paga uma pequena mensalidade para garantir que temos um espaço nosso que está livre diariamente. Normalmente essa mensalidade inclui o espaço, a electricidade, a água e a Internet. Permitindo assim que os Freelancers tenham um espaço de trabalho em conjunto com outros ( da mesma área e não só ), onde podem interagir a qualquer momento e até fazer algumas parcerias de trabalho. Quem sabe se não encontra profissionais que completem as suas funções e nasce assim uma sociedade para iniciar um novo negócio.
Link para a matéria