Viagens corporativas são muito comuns em empresas de todos os tipos nos dias de hoje. Elas apresentam muitas oportunidades de crescimento, seja porque permitem um relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores ou porque fazem com que o nome da empresa seja mais conhecido em eventos e conferências.
Mas o investimento necessário para realizar uma viagem assim pode ser muito alto. Como saber qual é o retorno de investimento das viagens corporativas e, desse modo, descobrir se elas valem mesmo a pena?
Confira nossas dicas!
Viagens corporativas: gasto ou investimento?
A realização de viagens corporativas utiliza uma grande parte do orçamento de uma empresa. Por isso, muitos gestores se perguntam se o retorno de investimento sobre elas é, de fato, compensador. Vamos analisar alguns dados para descobrir a resposta dessa questão:
- De acordo com uma pesquisa feita pela Oxford Economics, 28% das negociações das empresas entrevistadas seriam perdidas de não houvesse um encontro face a face;
- Ainda na mesma pesquisa, descobriu-se que 40% dos potenciais clientes se mostram bastante influenciados por conversas feitas pessoalmente;
- Também de acordo com a Oxford Economics, para cada US$ 1 investido em viagens corporativas, são gerados US$ 12,50 de receita e US$ 3,80 de lucro para a empresa.
A partir desses números, é possível perceber que as viagens corporativas costumam dar um bom retorno de investimento e, portanto, vale a pena realizá-las. Mesmo viagens que não são efetuadas com o objetivo de fechar um contrato podem dar um excelente retorno para a empresa.
Calculando o retorno de investimento
É possível fazer o cálculo do retorno de investimento com uma fórmula simples: diminua os custos da viagem do lucro obtido nela, e então divida o valor obtido pelos custos de deslocamento. Assim, retorno sobre o investimento é igual a:
Lucro obtido – custos da viagem / Custos de deslocamento
Porém, o retorno nem sempre é visto na forma de contratos fechados. Dessa forma, é preciso considerar outros fatores:
- Nas viagens corporativas para treinamentos, os funcionários adquiriram habilidades que melhoraram os resultados da empresa? Como foi o aumento de produtividade? Foi possível economizar na contratação de novos funcionários investindo na capacitação de colaboradores que já estavam na empresa?
- Em viagens para eventos e conferências, foi possível divulgar o nome da empresa? Muitos clientes ouviram falar da marca por causa do evento? O networking gerado permitiu conhecer novos clientes, fornecedores e parceiros?
- Quando a viagem teve como objetivo conversar com clientes e fornecedores, o valor dos acordos tratados a partir dela compensa o valor investido?
- É importante não basear o valor de uma viagem corporativa apenas nos rendimentos da empresa, mas pensar também na valorização do colaborador, na capacitação da equipe, no relacionamento com o cliente e em outros aspectos que influenciam no crescimento da empresa.
Viagens mais lucrativas
Para garantir que as viagens corporativas de sua empresa serão mais lucrativas, ou seja, que o retorno de investimento sempre valerá a pena, é preciso prestar atenção em um aspecto: o planejamento.
Um bom planejamento, levando em conta as necessidades da empresa e do funcionário viajante, além da política de viagens corporativas, garante que a viagem será o mais econômica possível. E isso é muito importante, já que os valores de passagens aéreas, hospedagem e outros serviços necessários podem ser bem altos se não houver pesquisa, cuidado e antecedência na organização da viagem.
Uma viagem bem planejada também possibilita que o funcionário possa maximizar seu tempo. Quando o funcionário pode se encontrar com mais de um cliente, falar de mais projetos, fazer mais reuniões e fechar mais negócios, a viagem é mais produtiva e, como consequência, mais lucrativa.
Além disso, viagens corporativas bem planejadas também têm mais chances de serem melhor executadas. E isso faz com que o funcionário viajante não precise perder tempo com imprevistos e tenha mais disposição, garantindo que seu trabalho não será em vão.
Por isso, investir no planejamento de viagens corporativas é a melhor forma de fazer com que o retorno de investimento valha a pena para sua empresa.
E esse planejamento não precisa ser complicado: com uma agência de viagens corporativas, os deslocamentos são bem organizados, os preços são melhores e seu colaborador tem toda a segurança e o conforto de que precisa.
Ficou interessado? Venha conhecer os serviços oferecidos pela Tour House!
Sobre a Tour House
Viagens de negócios são cada vez mais necessárias e fundamentais para garantir o sucesso, cumprir estratégias e estabelecer políticas internas das empresas. Combinar economia com excelentes serviços é o grande desafio dos administradores e gestores de viagens e a Tour House Corporativo é especialista nesse quesito, apresentando soluções eficientes e personalizadas.
Nosso foco está na geração de parcerias que proporcionem confiança e resultados significativos no trabalho desenvolvido, e, para isso, disponibilizamos atendimento personalizado, soluções diferenciadas de pagamento, suporte no gerenciamento de contratos e gestão das informações financeiras.