Ótimo artigo de Danilo Cardoso, publicado no site da ClickStorm:

Blog Corporativo funciona?

Já faz algum tempo que blogs deixaram de ser apenas um diário bobo com declarações de uma juventude estranha para se tornarem espaços profissionais que geram montantes interessantes. Entre as empresas o ato de blogar ainda enfrenta certa resistência, pelo menos em alguns segmentos, o que não é o caso da moda, área na qual trabalhamos mais fortemente com blog corporativo.
O blog, se trabalhado corretamente, pode gerar enormes quantidades de tráfego, leads e vendas para seu negócio que, de outra forma não seria possível ou seria muito mais caro. O grande problema de algumas empresas em relação aos blogs corporativos é justamente ser corporativo demais, não falando a língua do consumidor, gerando ruído e frases do tipo:
“Nossa empresa tentou usar um blog, mas não deu certo”

O blog e os mecanismos de busca

Os mecanismos de busca adoram conteúdos bem construídos, originais, bem formatados e interessantes, sabe por quê? Porque isso também é importante para o usuário, simples assim. Quando um conteúdo atende as necessidades e os anseios por uma resposta ou uma informação que ajude alguém a tomar uma decisão, ele ganha relevância para os consumidores e consequentemente para os mecanismos de buscas, isso é o que chamamos de conteúdo relevante.
Ao ser implacável em seus esforços para andar, falar e pensar como as pessoas, seu blog pode ganhar o amor do Google e com o tempo alcançar um bom posicionamento nos resultados orgânicos, gerando muito mais visitas ao seu blog e site.
Se sua empresa possui um blog ou pretende iniciar um, siga essas dicas preciosas e aproveite essa consultoria gratuita da Click Storm:

Dicas para uso do blog corporativo:

Tenha o blog integrado ao seu domínio – É muito comum entre as empresas de menor porte, utilizar ferramentas externas de blog como o famoso “blogspot”, mas certamente não é a melhor estratégia porque você acaba dando relevância mais ao Blogger do que à sua marca. Sempre tenha um domínio próprio com o nome da sua empresa, você pode utilizar um WordPress da vida e ter um endereço como http://danilocardoso.com.br/blog-danilo-cardoso/, é muito melhor. O blogger também tem a opção de ter um domínio próprio, faça isso.
Pense nas pessoas – O Google é baseado em palavras chave e algoritmos, mas quem põe lenha na fogueira são as pessoas por meio de suas buscas. Seu blog deve responder perguntas e oferecer informação consistente que ajude pessoas acima de tudo. Procure identificar o que seu público está buscando, estude seu comportamento de busca.
Seja original – Nem preciso explicar muita coisa sobre isso, nada de copiar e colar. O Google lê isso como duplicação de conteúdo e em consequência ele atribui uma relevância muito baixa ou mesmo nenhuma relevância ao seu blog.
Pesquise – Não tenha receio em gastar mais tempo pesquisando do que escrevendo.
Explore sinônimos – Essa é mais uma dica para produção, não foque seu texto em uma palavra chave apenas, use sinônimos e palavras familiares, o Google entende a semântica dos textos e consegue interpretar que “gato” é parente do “tigre” e de “felinos”.
Incentive o compartilhamento – Faça uso de botões de compartilhamento nas redes sociais, isso conta muito, ainda mais se você tiver uma conta no Google +.
Ouça as pessoas – Deixe um espaço destinado à comentários dos consumidores, incentive testemunhais, sugestões e até mesmo reclamações, isso gera credibilidade e o Google indexa esses comentário como atualização do seu conteúdo.
Espero que essas informações sejam úteis ao seu negócio e se você tiver algum exemplo de uso de blog por empresas, conte aí para nós, comente e compartilhe esse conteúdo.
Danilo Cardoso é  é co-fundador da Click Storm e oferece serviços de Consultoria em Marketing Digital, Web Analytics, Gestão de Conteúdo, Link Building, Mídias Sociais, SEO e Links Patrocinados.

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