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As 4 Competências Fundamentais do Empreendedor de Sucesso: Segundo dados do Sebrae, 11 milhões de empresas foram criadas no país nos últimos anos por pessoas que precisavam de trabalho, ou seja, empreendedorismo por necessidade. Ainda segundo o levantamento, em 2016 havia cerca de 48 milhões de empreendedores, sendo 26,2 milhões (54%) com menos de 3 anos e meio.
Isso significa que uma grande quantidade de pessoas abriu mão das necessidades mais imediatas e está disposta a desafiar o mundo para conseguir prosperar e fazer a diferença. No entanto, sobreviver em meio a um cenário turbulento e construir um negócio de sucesso é um desafio que requer preparo e força de espírito.
 
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Para o especialista em desenvolvimento de líderes, Marco Viotti, muitas vezes esses empreendedores se sentem perdidos e não sabem por qual caminho seguir, o que na maioria das vezes acarreta descontrole emocional, perda de foco e até mesmo problemas familiares.
Viotti explica que muitos jovens empreendedores passam por todas essas situações: “Tenho atendido muitos clientes que estão começando a empreender e acabei percebendo um padrão entre eles, a dificuldade de controlar a emoção, de não deixar os pensamentos de que não vai dar certo dominarem sua mente”.
Para o especialista o empreendedor precisa de pelo menos 4 competências para alcançar o sucesso: Liderança, Inteligência Emocional, Planejamento e Marketing Pessoal.
1. Liderança
Competência fundamental não só para quem tem uma equipe, mas principalmente para ser capaz de liderar a si mesmo e assim se transformar em um líder inspirador para sua equipe, seus amigos e familiares.
2. Inteligência Emocional
Ser capaz de controlar suas emoções para não deixar que elas dominem a sua razão, é uma competência fundamental para quem passa por situações desafiadores no dia a dia.
3. Planejamento
Todo empreendedor precisa saber aonde quer chegar, precisa ter um objetivo e planejar qual a melhor forma de alcança-lo. Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve, já diria o Gato de Alice no País das Maravilhas.
4. Marketing Pessoal
Poucas pessoas valorizam a importância do marketing pessoal, de criar a sua autoridade, a sua marca. Esta é uma competência muito necessária no mundo digital que vivemos hoje.
Estas 4 competências são fundamentais em todas as etapas do ciclo do empreendedor, desde a definição do negócio, passando pela abertura da empresa, contratação da equipe, desenvolvimento dos colaboradores, aguentar os trancos do dia a dia e conseguir se vender.
Luciane Borges, especialista em Marca Pessoal no LinkedIn “construir e consolidar uma poderosa marca pessoal é essencial para quem está empreendendo, já que impulsiona o relacionamento, fortalece a imagem e gera credibilidade – a que funciona como um imã para oportunidades”.
Marco ainda acrescenta: “a boa notícia é que estas competências podem ser desenvolvidas. Você não precisa chegar a excelência em cada uma delas, precisa desenvolver o suficiente para que não sejam pontos vulneráveis a ponto de você quebrar o seu negócio”.

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