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E então, meu amigo empreendedor, como estão as vendas da sua empresa? Espero que no mínimo “Bem”, já que as vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. E para te ajudar a ter mais rendimentos, a gente trouxe 8 ações para aumentar as vendas da sua empresa.
Essas ações podem ser aplicadas em muitos tipos de empresa, pois já foram utilizadas em diversos modelos de negócio e se provaram eficientes em aumentar as vendas. O Guia trouxe para você as ações mais eficazes, já prontas para serem colocadas em prática na sua estratégia. Então, se você quer dobrar a sua meta e não perder tempo, acompanhe as nossas 8 ações para aumentar vendas.

1. Considere montar um time de vendas

Dependendo do tipo de negócio que você conduz e dos produtos que vende, pode ser bem difícil conseguir pagar as contas sem investir na atração de clientes. Mesmo com campanhas de marketing e um bom ponto de vendas, algumas coisas simplesmente não se vendem sozinhas. Portanto, você terá que fazer pesquisas, ligações e perguntar o que os consumidores pensam sobre a sua marca e seus produtos.
No entanto, uma pessoa não constrói um grande negócio sem ajuda. Se você é muito competente em sua área, mas não tem experiência ou talento em vendas, pense em montar um time específico para isso. Mesmo que você contrate alguma assistência, ainda vale a pena ter um grupo 100% dedicado a isso.

2. Foque em eficiência em vez de quantidade

Tem gente que pensa que aumentar as vendas significa atender mais clientes por dia, até mesmo fora do horário comercial, perder um pouco do sono e todos aqueles sacrifícios. Calma, não é bem isso. Você pode ter que investir um pouco mais no começo, mas a ideia é que consiga fazer mais com menos no futuro.
Isso é eficiência! Se eu consigo atender 10 pessoas por dia e realizo 1 venda, por exemplo, meu objetivo não é ligar para mais 10 pessoas e fazer mais 2 vendas, mas sim fechar 2 ou 3 negócios nessas mesmas 10 ligações. Dessa forma, eu economizo meus recursos, meu tempo e minha energia, além de ganhar mais no processo. Para que essas ações sejam eficientes, é indispensável que você faça uma gestão de vendas.

3. Saiba quando insistir e quando desistir

Um dos grandes dilemas de muitos empreendedores é: eu insisto em um cliente para não comprometer meu nome ou o deixo de lado e procuro outro? Acredite, já vi muito disso. No entanto, a resposta é: depende.
Normalmente, um novo empreendedor acaba desistindo logo de cara de um cliente que recusa o serviço, mas isso nem sempre é bom. Há muitas pessoas que só precisam de um pequeno estímulo para fecharem uma compra.
Por outro lado, se esse não for o caso, você terá dedicado ainda mais tempo e energia a uma pessoa que não trará lucro. Assim, saber identificar a categoria de cada consumidor é a chave para otimizar seu trabalho de captação. E é aí que entra nossa próxima dica.

4. Pense nas necessidades de seus clientes

Como saber se seu produto é relevante para uma determinada pessoa? Se você parar e pensar em quais são as principais necessidades de seu público, certamente os argumentos ficarão mais claros.
Tente se colocar no lugar de seus próprios clientes, pensando sempre em quais são suas demandas e o que seu produto ou serviço faz para supri-las. A partir daí, você terá alguns pontos para convencer seu cliente a fechar uma compra maior ou ajudar seu time de vendas a completar mais contratos.
Em todo caso, é sempre uma boa ideia saber o que seu público precisa para, assim, planejar novos produtos, ofertas e afins.

5. Dê mais benefícios a clientes especiais

No geral, todo cliente é importante para sua empresa, e você deve tratar todos com bastante cortesia. Pelo menos é o que eu penso. Mas, como você já deve saber, sempre há aqueles clientes que compram com frequência, que são fáceis de lidar e que, de forma geral, são bem lucrativos. Nada mais justo que dar um presente em troca, não é?
Agora, o que você pode não saber é que essa é outra técnica bem comum para aumentar as vendas. Oferecer recompensas para clientes que consomem acima de certa margem ou que fazem compras o tempo todo estimula os outros consumidores a fazer algo a mais. Ser mais flexível com um cliente fácil de lidar é outra boa ideia, já que você deve fechar negócios de forma rápida.

6. Torne-se uma autoridade em sua área

Estabelecer confiança entre público e empresa é um tanto complicado quando o seu cliente não conhece suas credenciais. Você não aceitaria informações sobre física nuclear de qualquer estranho que encontrasse no meio da rua, não é? Sua tarefa é justamente passar de desconhecido a especialista aos olhos do público.
Há várias formas de fazer isso, como prestar consultorias, palestras, criar blogs com materiais relevantes, entre outras coisas. E, claro, sempre mantenha contato com todos os leads após a venda. O que nos leva ao próximo ponto.

7. Invista na fidelização de clientes

Já passou a época em que fechar um negócio significava apenas isso, ou seja, mais uma venda concluída. Na verdade, após essa etapa o seu trabalho está apenas começando! É hora de continuar enviando mensagens, entender melhor aquele cliente e oferecer outras opções para que ele fique cada vez mais satisfeito e, eventualmente, volte para fazer mais uma compra.
Um cliente fidelizado proporciona muito valor para sua empresa. Além de ser aquele que oferece rentabilidade mais estável para você, também é o mais fácil de captar novamente. Enquanto você mantiver uma boa relação com seus consumidores, sempre terá uma base sólida para conseguir mais vendas.

8. Busque conhecimento

Esse item é muito importante, pois nos últimos anos o mundo tem mudado muito rápido, e é indispensável para um empresa que depende do mercado estar por dentro do que rola no ambiente em que está inserida. Para se manter em crescimento, tanto de vendas, quanto profissional, quanto pessoal, é necessário se manter informado e adquirindo conhecimento para melhorar a cada dia.
Existem diversas formas de buscar conhecimento que gera melhoria contínua. A forma mais simples é através de conversas com os seus clientes, parceiros e colaboradores. Absorva todas as informações relevantes que podem influenciar de qualquer forma o seu negócio, e quando achar necessário, crie planos de ação para aplicar as melhorias.
Outra forma de encontrar conhecimentos transformador é através da internet, onde você encontra vários canais de informação, como redes sociais, blogs de conteúdo que te agradem, videos educativos e cursos online.
Artigo de: Rodrigo Contreira – Diretor de Marketing na área de tecnologia, com mais de 15 anos de experiência. Sócio Fundador da agência de Marketing Digital Neoside.
Fonte: Guia Empreendedor

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