Se você estiver cometendo um desses 7 erros abaixo, pare com o seu investimento de marketing digital e comece novamente do início, com um bom planejamento e métricas de mensuração.
1. Falta de estratégia: corredor ou maratonista?
Quem investe em marketing digital sem ter uma estratégia está mais preocupado em ganhar uma corrida de curta distância. Resumindo, o pulo do gato é que precisa se planejar para correr e ganhar uma maratona. Contudo o Marketing, tanto o tradicional quanto o digital, se resume em planejar e focar. Entrar neste universo sem objetivos e um plano de ação é estar apenas divagando no mundo digital, sem rumo e sem resultados.
2. Não mensurar a origem do tráfego
Tem uma estratégia, aplica o plano de ação e não mensura os resultados dos posts orgânicos e patrocinados? Pare tudo e comece a mensurar! Um exemplo prático para isso é: imagine investir em uma campanha para fazer download de um e-book que a equipe investiu tempo para desenvolver. Entretanto se não mensura os resultados, como saberá quantos downloads e quem foram as pessoas que tiveram interesse em obter o seu conteúdo?
As mídias sociais têm as suas próprias ferramentas de mensuração e se a sua estratégia foi através do seu site, o Google Analytics pode lhe dar mensurações com dados bastante preciosos. Conheça o E-book Aprenda a Analisar os principais indicadores de Marketing Digital http://materiais.legions.biz/google-web-analytics-ebook
3. Não investir no site da empresa
O site é a porta de entrada de qualquer pessoa do mundo na empresa. Entretanto é lá que irá disponibilizar conteúdo relevante e informações profundas sobre o negócio. Principalmente as soluções que oferece e informações que possam ajudar os seus prospects a resolverem os problemas deles.
4. Falta equipe especializada em cada canal da estratégia
Ter um produto ou oferecer um serviço excelente ajuda e muito a empresa a ter sucesso. Entretanto, você precisa de uma equipe especializada que domine todas as etapas da jornada de compra para realizar uma entrega com excelência. Os canais devem seguir políticas de distribuição e de relacionamento, sempre focando na consistência de mensagem em todos os canais.
Na falta de uma equipe especializado um consultor de Marketing poderá ajudar.
5. Métricas do funil do marketing digital
Tudo tem um custo: conquistar um lead, tornar o lead em cliente e tornar o seu cliente um fã da sua marca. Por isso, precisa saber quanto em média custa para sua empresa a CAL (custo por aquisição de lead) e o CAC (Custo por aquisição de cliente). É importante ter estabelecidas essas métricas para que tenha um orçamento suficiente na hora de trabalhar com o funil de vendas e jornada de compra do cliente.
6. Falta a definição de Persona
Sabe com quem está se comunicando? A definição da persona é fundamental para saber o perfil de seu prospect e então conseguir com que ele se torne um lead qualificado para seu time de vendas.
7. Foca na empresa e produto e esquece a solução
O seu plano de comunicação com o cliente ou prospect deve sempre ser focada na solução que o seu produto ou serviço oferece a ele. Lembre-se: uma pessoa busca ajuda quando ela tem um problema e quer resolver. O seu dever como empresa é apresentar que o seu negócio é quem possui a melhor solução para este problema.