Replicado da PEGN. Leia aqui o texto completo.

7 dicas de negócios baseadas nos Rolling Stones


No momento em que a banda de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood prepara-se para celebrar 50 anos de carreira com quatro shows em novembro (dois em Londres e dois em Nova York), vale a pena investigar a carreira desses bem-sucedidos homens de negócios. O site Smart Company listou as sete atitudes fundamentais para garantir a longevidade nos negócios, segundo os Rolling Stones.
1. Aprenda com os mestres
Os Stones começaram sua carreira tocando em pequenos clubes: no repertório estavam canções blues clássicas de gênios como Muddy Waters e Howlin’ Wolf. Os empreendedores também devem treinar suas habilidades estudando os segredos e as técnicas de pioneiros como Richard Branson, Steve Jobs ou Ingvar Kamprad.
2. Conheça sua marca 
Pode ser que a temporada na London School of Economics tenha ajudado: o fato é que Mick Jagger sempre cuidou com afinco do lado empresarial da banda, trabalhando como ninguém a ideia de marca e identidade. Desde o começo, os Stones de definiram como os bad boys, rebeldes e irreverentes, contrapondo-se à doçura e ao bom comportamento (de fachada) dos Beatles. Criar uma marca forte é o segredo de muitas empresas de sucesso. É importante lembrar que sua marca não precisa agradar a todos: o importante é que seja original e inesquecível.
3. Crie uma identidade visual 
Rolling Stones, Apple, Nike e Coca-Cola têm pelo menos uma coisa em comum: um logotipo inconfundível, reconhecido por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Basta ver os lábios e a língua para fora que todos já pensam em Mick Jagger, rock, Stones. Desenhada por John Pasche em 1970, o design captura com perfeição a rebeldia e o lado mais sexy da banda. Licenciado para aparecer em camisetas, bolsas, canecas e outro milhão de produtos, o logo rendeu uma pequena fortuna à banda.
4. Não tenha medo de diversificar… 
Apesar de serem vistos como uma das bandas mais essenciais do rock, os Rolling Stones já se aventuraram por vários outros gêneros, embarcando na psicodelia, no funk, no soul e na disco. Nem todas essas ousadias tiveram o mesmo nível de sucesso – mas todas elas ajudaram a solidificar a imagem de uma banda ousada, que nunca se acomoda e está sendo em busca de novos mercados.
5. …mas não se esqueça dos seus valores essenciais 
Diversificar é bom, desde que os clientes tenham uma visão clara do que é a sua empresa e de quais são seus objetivos. Lembre-se de sempre manter em foco o público que primeiro abraçou a sua marca. Os Rolling Stones brincaram com ritmos, instrumentos e músicos convidados, mas nunca deixaram de lado suas origens, firmemente fincadas no blues e no rock’n’roll.
6. Recrute as pessoas certas 
Nos anos 60, o guitarrista Brian Jones era um stone tão popular quanto Mick Jagger o Keith Richards. Mas, quando seus problemas com drogas começaram a afetar o trabalho na banda, ele foi trocado – primeiro por Mick Taylor, e depois por Ronnie Wood, um guitarrista tão talentoso quando o fundador Jones, mas bem menos instável. Os Stones também demonstraram sabedoria ao contratar os serviços do empresário Rupert Loewenstein, em 1971, e fazer parcerias com marcas como Budweiser.
7. Trabalhe duro, toque muito 
Os Rolling Stones são muito bons no que fazem, e sabem disso. É por isso que até hoje, quando sobem no palco, provocam o êxtase de milhares de fãs. Apenas nos anos 2000, a banda faturou US$ 869 milhões em turnês. Qualquer músico sabe que não há trabalho mais exaustivo do que sair pelo mundo tocando de cidade em cidade, vivendo em ônibus e aviões. Os Rolling Stones não se importam. Eles gostam do trabalho duro. E talvez essa seja a melhor lição que eles podem dar aos empreendedores de todo mundo.

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