Veja abaixo dicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina para quem trabalha ou quer trabalhar em coworking. Leia o texto completo aqui.*

Os espaços de “coworking”, que reúnem profissionais autônomos e empresas iniciantes em um ambiente de trabalho comum, trazem muitas possibilidades para uma start-up (empresa iniciante de base tecnológica) se desenvolver.
Veja algumas dicas de como aproveitar melhor um escritório compartilhado ou coworking.
1 – Networking
Como você está em um espaço compartilhado com várias outras start-ups, é impossível não sair de lá com alguns contatos que poderão ser valiosos nas próximas etapas de seu negócio, ou até mesmo no estado presente. Ter um relacionamento bom com as start-ups presentes é essencial, já que quase todos empreendedores possuem uma vontade em ajudar assim como foram e continuam sendo ajudados. E com esse senso de contribuição e retribuição, é possível discutir ideias, ter ideias conjuntas, fazer parcerias, conhecer clientes e até mesmo investidores em potencial. Se alguém, algum dia precisa de ajuda em um campo onde você domina, não pense duas vezes para ajuda-lo, pois amanhã você poderá precisar de ajuda na mesma área que esta pessoa é especialista. Carma do empreendedor!
2 – Para todos os tamanhos
Sua start-up possui cinco fundadores? Ou é apenas você mesmo? Sem problema, vários espaços de coworking possuem planos especializados para start-up’s e empresas de todo tamanho, inclusive para empreendedores solitários. 
3 – Energia empreendedora positiva
Um espaço de coworking está repleto de pessoas inteligentes que acreditam em si-mesmas e que pretendem mudar o mundo. “Impossível” será a palavra menos utilizada em um ambiente com tantos sonhos e expectativas. O ar otimista faz bem para qualquer um, empreendedor ou não. Além disso, você estará envolto em tantas ideias que poderá ter várias boas ideias por lá, para sua start-up ou para um novo empreendimento.
4 – Esse será o seu próprio Vale do Silício
Está bem, eu exagerei, mas um espaço de coworking para start-up’s oferece várias vantagens que uma comunidade empreendedora oferece, sendo que a mais importante delas é o incentivo a inovação, trabalho duro e paixão pelo negócio.
5 – Chame a atenção de seus clientes
Clientes adoram irreverências e curiosidades nas empresas. Caso algum queira lhe visitar em um espaço de coworking, não o deixe pensar duas vezes, pois ele certamente irá gostar. Sem falar que agora você poderá recebê-lo com uma mesa de reuniões e talvez até um cafezinho.
6 – Não deixe seu cliente sem resposta ou atendimento
Muitos empreendedores são o único recurso de sua empresa, os empreendedores individuais, outras empresas contam com dois ou três sócios, bastante ocupados com o trabalho infinito ou, ainda, com outros empregos que ajudam a manter o projeto e a qualidade de vida. Com isso, o atendimento a ligações de novos contatos ou interessados acaba sendo negligenciado ou não sendo feito. Existem diversas empresas que oferecem linhas VoIP e atendimento telefônico personalizado a baixo custo para empreendedores. Dessa forma, seu cliente não fica “no vácuo” e você retorna as chamadas quando puder.

(OBS: matéria atualizada em 30/08/2016)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário