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Colocar um projeto em prática e começar um negócio próprio é uma ideia sedutora. O sonho de empreender atrai muitas pessoas que querem parar de trabalhar em empresas de terceiros e dar rumos a uma iniciativa própria. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, somente em janeiro de 2017, foram criadas quase 200 mil novas empresas do país.
No entanto, é preciso ter bastante cautela e cuidado na hora de estruturar a empresa para que ela consiga efetivamente sair do papel e alcançar sucesso em seu segmento de atuação. Não se trata de buscar uma guinada cinematográfica no curso do desenvolvimento dela, mas conseguir um lugar interessante no mercado e manter um crescimento contínuo que permita o desenvolvimento interno dos negócios.
Se você quer começar a se aventurar no mundo do empreendedorismo, confira abaixo 5 dicas para quem está começando e coloque de uma vez por todas suas ideias em prática:
Infraestrutura
Essencial para qualquer empresa, a sede e sua infraestrutura necessária deve sempre ter o melhor custo-benefício possível. Para alavancar um negócio, um escritório compartilhado pode ser a solução ideal, conciliando as ferramentas ideias de trabalho como um local adequado para a realização das atividades da empresa, receber clientes e fornecedores e, ao mesmo tempo, adequar-se ao orçamento inicial. Não se pode gastar muito com despesas de locação ou compra, já que isso pode comprometer de forma significativa as finanças, mas também é inviável negligenciar essa parte dos negócios.
Além disso, não se esqueça de procurar saber sobre as normas de funcionamento que são necessárias para a sua empresa. Nem sempre isso é considerado durante a locação de um imóvel, mas cada segmento de empreendimento requer condições específicas e o não-cumprimento disso pode gerar complicações e punições.

Automação
Foi-se o tempo em que realizar manualmente todos os processos de uma empresa era sinônimo de garantia de qualidade. Hoje, a grande quantidade de tecnologias permite que diversos processos e atividades sejam realizados em pouco tempo e com uma grande precisão.
“O controle do expediente por meio de relógios de ponto reduz bastante as atividades do setor de recursos humanos, da mesma forma que o etiquetamento de produtos pode simplificar bastante o trabalho em varejos. Utilizar essas ferramentas a favor de sua empresa ajuda a reduzir custos com mão de obra e deixar o dia a dia mais prático e moderno”, afirma Joannes Righetto, diretor da ZIP Automação (http://www.zipautomacao.com.br), e-commerce brasileiro do segmento de automação comercial.
Gratuidade
Para começar um negócio, não gaste além do necessário. Busque alternativas gratuitas de tudo o que for possível, desde softwares até licenças. Tenha sempre em mente que um de seus objetivos iniciais deve ser o de manter os gastos no mínimo possível para conseguir maximizar os seus lucros. Existem dezenas de ferramentas interessantes e grátis, como bancos de imagens ou programas de armazenamento de dados. Não tenha medo de procurar versões free de tudo o que você precisar adquirir para seu empreendimento.
Networking
Fazer contatos é essencial para quem começa um negócio. Eventos de empreendedorismo, seminários, atividades do segmento de sua empresa. Todos esses locais estão repletos de parceiros e clientes e potencial, além de serem ótimos espaços para aprender mais e para comparar histórias e ideias. Muitas vezes, outras pessoas já passaram pelos mesmos problemas que você enfrenta e podem ajudar na busca de uma solução.
Metas
Não se pode abrir uma empresa sem metas. Afinal, as metas são necessárias para medir o desenvolvimento dos negócios e para avaliar suas próprias perspectivas de como as coisas estão. Colocar metas muito ambiciosas, por exemplo, demonstra pouca precisão na avaliação do mercado atual e de sua colocação nele. Não se trata de se acomodar em resultados medianos para não decepcionar suas metas, mas de ser realista. Avalie taxas de crescimento de outras empresas e pense nisso como uma média do retorno do seu investimento.
Não coloque no papel metas pessoais, como “quanto eu gostaria de lucrar daqui a um ano”, mas sim as metas gerais, como “quanto minha empresa pode crescer em um ano dentro de seu segmento”.
 

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