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Todos os indivíduos têm habilidades e competências que contribuem para o bom desempenho de um negócio. Trabalhar o autoconhecimento, explorar essas facilidades e buscar formas de melhorar pontos de alerta são fundamentais para ter sucesso como empreendedor.
Por isso, aptidões naturalmente femininas que somam ponto a favor das mulheres no mundo dos negócios podem ser desenvolvidas por homens e também exploradas com maior consciência no empreendedorismo feminino.
Quem afirma isso é Pâmela Ponce, presidente e idealizadora do iaprendi – Instituto de Empreendedorismo Feminino, que elencou quatro habilidades e que são constantemente trabalhadas com as mulheres nas ações desenvolvidas pelo projeto. “Começamos a perceber que as mulheres tinham características distintas dos homens e começamos a trabalhar seus planos de negócios dentro deste contexto”, afirmou.
O iaprendi estará no InovaCampinas junto com o Sebrae no evento ELA S/A (veja mais aqui), onde mulheres empreendedoras poderão fazer um diagnóstico completo de suas empresas e discutirão de forma prática o plano de negócio. Confira quais habilidades femininas que a presidente do iaprendi compartilhou conosco e podem ser aplicadas na sua empresa:
1-      Empatia e sensibilidadepamelaponce1
Vemos que a maior parte do empreendedorismo feminino tem como base a emoção.  Ou seja, a mulher abre o seu negócio a partir de uma necessidade existente na sua vida, como ter mais tempo com a família, ou alguma dificuldade própria que a faz querer oferecer a solução para outras pessoas. Isso gera empatia, especialmente quando outros indivíduos se veem neste mesmo contexto. Hoje, mais do que dinheiro, as pessoas se identificam com negócios que têm propósito e uma razão de existir. E no empreendedorismo feminino, a mulher proporciona diálogo com a dor do cliente que também é sua dor, gerando uma conexão muito maior.
2-      Maior comunicação
Se analisarmos a Era Paleolítica, a função da mulher era cuidar e gerenciar o local onde vivia, o ambiente familiar, enquanto os homens, provedores, passavam os dias em grupo em silêncio para não espantar a caça. A mulher desenvolveu uma necessidade de falar por dia, em média, 4 mil palavras a mais que os homens. Nos negócios, a facilidade maior em comunicar-se é um diferencial. Quando a mulher se depara com um problema, muito provavelmente ela vai esmiuçar todas as questões para resolvê-lo, fundamental para relações mais saudáveis e sustentáveis. Por outro lado, os homens estão concentrados no foco, deixando para debaixo do tapete situações que seguem mal resolvidas.
3-    Flexibilidade e versatilidade
Mais uma vez voltamos ao nosso passado. Historicamente, a mulher era responsável por cuidar dos filhos, dos pais idosos e, por isso, precisava olhar para um todo e ao seu redor. Enquanto o homem desenvolveu sua habilidade em ter foco e objetivos específicos, a mulher desenvolveu maior habilidade em ser flexível e versátil para desempenhar funções distintas em circunstâncias adversas. No empreendedorismo esse ponto é um grande diferencial. Além disso, com uma visão mais periférica, a mulher tem mais facilidade de enxergar o cenário como um todo, tomando decisões mais rápidas, assertivas e enxergando melhor as prioridades.
4-      Relações mais profundas
As mulheres têm relações mais profundas, o que favorece a construção de ambientes de menor risco para os seus negócios. Num networking, por exemplo, a mulher instintivamente se relaciona de forma mais ampla com as outras pessoas identificando características que vão além do negócio em si e, intuitivamente, isso será considerado na hora de firmar uma parceria. O grande benefício disso é que a mulher tem mais consciência com quem está se relacionando e consegue estabelecer parcerias visando a longo prazo, com mais segurança, credibilidade e assertividade.
Você pode ser inscrever para participar do ELA S/A , acessando o link: https://goo.gl/zW5sh4
 
da Inova Campinas

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