Publicamos excelente artigo de nosso parceiro, Luca Merlini, Coach pessoal e profissional.
10 ferramentas para manter a motivação e a disciplina como autônomo
Para ter sucesso como autônomo você precisa cuidar da sua própria motivação e disciplina. Há várias maneiras efetivas mas o fator chave é escolher algumas e aplicá-las com dedicação. Recomendo as 10 ferramentas abaixo:
– Formule concretamente seus objetivos de 5 ou 10 anos e traduza-os para objetivos específicos de um ano. Um estudo da Harvard mostra que pessoas com objetivos mensuráveis e formalizados no papel alcançam suas metas em até quatro vezes mais rápido do que pessoas sem objetivos bem definidos.
– Escreva suas metas do ano na semana atual da sua agenda, assim você poderá consultá-las sempre e isto o ajudará a priorizar suas tarefas e a dispensar quaisquer futilidades que aparecerem pelo caminho.


– Sente-se durante um minuto com os olhos fechados todos os dias pela manhã e imagine que já tenha alcançado seus objetivos, com as imagens, as emoções e os sons de como se já estivesse lá. A mente humana não consegue perceber a diferença entre uma imagem real e outra imaginária quando acompanhada de emoção. Sua mente começará a registrar aquela projeção futura como real e passará a utilizá-la como referência para um novo padrão na tomada de decisões, o que aumentará significativamente a chance de atingir seus objetivos.
– Caso aconteça algo negativo, procure encarar esse acontecimento como temporário, de impacto limitado e que afeta apenas uma área específica da sua vida. Generalizar os acontecimentos é uma tendência humana. É fortalecedor quando se trata de algo positivo mas quando se trata de algo negativo, é enfraquecedor e tira a motivação.
– Identifique as tarefas e/ou momentos onde normalmente você não tenha disciplina e motivação. Procure entender como essas tarefas e/ou momentos podem contribuir para o alcance dos seus objetivos e programe-se para manter o foco neles na próxima vez.
– Comece o dia com as tarefas mais importantes para o alcance dos seus objetivos. Utilize o restante do tempo para as tarefas secundárias.
– Tenha consciência da diferença entre importância e urgência. Urgente é uma palavra comumente confundida com importante. Por exemplo, a sua caixa de email pode estar cheia de informações urgentes, mas provavelmente boa parte não contribui em nada para os seus objetivos.
– Como autônomo, a falta de contato com outros colegas pode gerar desmotivação. Há várias formas de trabalhar esta situação. Uma delas é se associar a um espaço de CoWorking, um espaço de trabalho onde você compartilha um espaço aberto, café, recepção, salas de reunião e outras facilidades com outros profissionais autônomos. Desta forma você pode encontrar o contato social e o networking desejado para ajudar nos seus negócios.
– Comemore o cumprimento das tarefas mensais ou semanais, seja com um jantar num restaurante especial, uma massagem ou outra recompensa que considerar motivadora.
– Identifique músicas que lhe tragam energia e disposição e as ouça sempre que precisar disso. A música certa varia de pessoa para pessoa. Recomendo um site chamado Stereomood onde você poderá encontrar playlists de qualidade com temas como Inspire, Working, Just woke up, etc.
Já escolheu suas ferramentas?
Este artigo foi escrito por Luca Merlini, Coach de vida em Campinas, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e atende pessoas que querem despertar o seu potencial ao máximo para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário