A apresentação de sua idéia é tão ou mais importante do que o conteúdo do projeto. Antes de investir em seu sonho, monte uma apresentação profissional para o mercado.
Abaixo, replicamos parte do texto de Alexandre Finelli com 10 dias para montar sua apresentação. Leia aqui o texto completo.

1. Defina um objetivo: tenha em mente que uma apresentação não é um fim, mas um meio para aumentar suas chances de sucesso em uma reunião ou evento. O PowerPoint é apenas uma ferramenta, um apoio para ajudá-lo a contar uma história com foco no benefício que deseja trazer para seu público.
2. Marque um novo encontro: raramente conseguimos “vender” determinada ideia na primeira reunião, ou seja, na maior parte das vezes, o sucesso de um encontro está na conquista do próximo. Dessa forma, o conteúdo deve estar focado nesse objetivo, que é marcar a próxima reunião.
3. Veja com quem está falando: estude e pesquise a fundo o perfil do seu público, o que ele já sabe e quais seus projetos e prioridades que estão em andamento.
4. Siga um cronograma: crie uma história com começo, meio e fim. O roteiro dessa história deve estar centrado no beneficio maior que você deseja trazer para o público presente.
5. Seja verdadeiro: não oculte seus pontos fracos que já são públicos. Em vez disso, procure mostrar os projetos para superá-los.
6. Faça um rascunho: só abra o PowerPoint quando tiver claro o roteiro de sua história no papel ou no Word. Começar pelo PPT é como pensar em criar um filme e procurar logo a câmera. A filmagem só começa quando o filme está pronto no storyboard. Vá em busca de sustentação (dados, gráficos, tabelas, exemplos) só depois de ter claro o roteiro de sua história.
7. Não enrijeça: traga muita emoção para sua história. As decisões são bastante influenciadas pela emoção, não apenas pela razão.
8. Estude sua apresentação: tenha a história na cabeça. A primeira evidência de que sua apresentação pode ser boa é quando o apresentador sente-se capaz de fazer a apresentação até sem PowerPoint. O protagonista de uma apresentação é o apresentador. O material deve servir como apoio para o apresentador e como complemento visual para o entendimento e a manutenção da atenção por parte do público.
9. Evite excessos: em uma apresentação presencial, deixe o mínimo de texto na tela. O excesso traz basicamente dois problemas: desconfiança e dispersão por parte do público.
10. Ensaie, ensaie e ensaie de novo: treine muito para a apresentação e planeje cada etapa de sua reunião. Quando você tiver a história na cabeça, sua adrenalina estará sob controle.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário