Dicas de como tirar maior proveito da Black Friday.
1. Apostar no Marketing
A Black Friday costuma ser um evento muito esperado pelo consumidor, portanto, é essencial apostar no preço baixo a ponto de tornar o seu produto irresistível. Quanto mais baixo, melhor o resultado. Descontos de 70% ou mais são os que mais atraem consumidores, principalmente se tiver cupons de desconto. Para os consumidores, as passagens aéreas são o filé mignon do turismo, todas as companhias aéreas voam no aumento por estas buscas. O Grand Parking estacionamento, em Congonhas, por exemplo, oferece uma lavagem grátis para quem usar o estacionamento neste período.
2. Investir nos clientes que utilizam smartphones
É muito mais prático efetuar uma compra pelo celular. Uma parcela significativa das compras feitas na última Black Friday foi efetivada pelo celular. Já que grande parte dos clientes em potencial estão conectados a celulares ou tablets, certifique-se que o seu site seja compatível com dispositivos móveis, e que apareça nos sites de pesquisa, como o Google.
E por que um estacionamento de aeroporto faria marketing na Black Friday? O momento é de alto trade nos aeroportos e os estacionamentos só tem a ganhar oferecendo mais comodidade para os passageiros.
3. Associar-se a outras empresas
Caso seja uma região com alto índice de lojas similares, como shoppings, galerias, aeroportos, associe-se aos seus vizinhos para aumentar a atenção sobre as oportunidades locais. A parceria pode incluir eventos, ou descontos. Considere dividir custos de publicidade. Também é interessante promover eventos de entretenimento. Sorteio de prêmios, música e gastronomia são ótimos para atrair clientes de diversas faixas etárias.
4. Saia na frente da concorrência
Promover apenas a Black Friday é uma estrategia, mas realizar promoções durante toda a semana, com apoteose na sexta feira e estender até alguns dias seguintes é ainda melhor. Isso ajuda a chamar atenção dos clientes, atraindo-as a sua loja ou site mais de uma vez, principalmente na sexta-feira. No Brasil a Black Friday tem movimentado todo o mês de novembro.
5. Atendimento pelo WhatsApp
Dependendo do tamanho da loja virtual ou do negócio online ou não, é possível aumentar as vendas com um bom atendimento pelo WhatsApp. O público comprador ficará mais confortável tendo esse canal de comunicação, para tirar possíveis dúvidas que precedem o momento de compra. Explorar esse recurso vai potencializar as vendas!
6. Cada cliente é VIP
Se é um negócio online é provável que já tenha uma boa audiência. Que tal dar a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você? Esse megadesconto pode ser concedido às pessoas que fazem parte do cadastro da loja ou que curtiram a fanpage, por exemplo. Resumindo, se a decisão de negócio é dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60 ou até mesmo 70% para aqueles que já são clientes.
7. Focar nas redes sociais
Possuir engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento, é essencial para gerar tráfego. Uma boa massa de consumidores são influenciados pelas redes sociais a procurar determinados produtos ou serviços. O diferencial é começar a divulgar conteúdos sobre a data, pelo menos, 20 dias antes. Como a Black Friday é no final do mês, dessa forma o consumidor consegue se organizar as finanças e tende a converter mais na data.
8. Cuidado com o frete
É preciso compreender que o cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado. Leve a Black Friday a sério e estar pronto para ajudar caso os clientes procurem informações sobre a entrega. Planejar e conversar com fornecedores e transportadoras também é fundamental, pois é preciso passar um prazo de entrega sempre fiel.
9. Criar um evento no Facebook
Um evento no estilo Save The Date no Facebook é ótimo para que os seguidores confirmem presença e para os notificar quando as ofertas começarem. É um gatilho mental a mais para aumentar conversões.
10. Aproveitar os aeroportos
O Grand Parking em Congonhas, por exemplo, recebe todos os viajantes com traslados gratuitos, valet, guarda-volumes, pesagem e medição de bagagens. Na Black Friday os clientes que usam o estacionamento recebem o carro lavado e higienizado na volta de viagem. As passagens aéreas são um dos produtos mais procurados na Black Friday e o aumento do movimento nos aeroportos é uma resultante incontestável da Black Friday.