Confira lista criada pela EXAME com os 10 filmes que todo homem (ou mulher, claro!) de negócio deve assistir:

1. Sucesso a Qualquer Preço: você sabe incentivar a equipe?

Segundo a revista americana Forbes, Sucesso a Qualquer Preço leva os executivos a pensar em como estão motivando (ou não) sua equipe. A história gira em torno de um grupo de corretores de imóveis que luta para manter seu emprego. Para incentivá-los, a empresa oferece três prêmios pelo seu desempenho: o primeiro é um Cadillac; o segundo é um jogo de facas para churrasco. O terceiro é a demissão.

2. Como Enlouquecer seu Chefe: para romper a mesmice

Esta comédia é para os que precisam de um empurrão para virar a mesa ou, pelo menos, mudar a rotina, de acordo com a Forbes. Lançado no auge da bolha da internet, Como Enlouquecer seu Chefe retrata o cotidiano entediante e exaustivo dos funcionários de uma empresa de software.

3. O Gângster: como tomar espaço da concorrência

O Gângster é baseado na história real de Frank Lucas, interpretado por Denzel Washington. Oriundo de uma família pobre da Carolina do Norte, Lucas foi tentar a vida em Nova York, onde se tornou um dos maiores traficantes de heroína dos Estados Unidos nos anos 70. O filme é baseado em uma reportagem do jornalista americano Mark Jacobson.

4. O Equilibrista: quando é preciso realizar o impensável

O Equilibrista é um documentário que conta como, em 1974, Philippe Petit surpreendeu o mundo ao atravessar o vão entre as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, por um cabo de aço suspenso a 411 metros de altura. O filme é baseado no livro do próprio Petit, To Reach the Clouds.

5. Risky Business: como atender à demanda do mercado

Tom Cruise ainda tinha idade para fazer filmes adolescentes quando protagonizou Risky Business, no início dos anos 80. A comédia mostra os apuros em que seu personagem se mete quando resolve chamar uma garota de programa para uma noitada, aproveitando que seus pais foram viajar.

6. Assassinato em Gosford Park: você se antecipa ao mercado?

Assassinato em Gosford Park é um belo filme de mistério, recheado de diálogos espirituosos e vários enredos paralelos. A história principal gira em torno do aristocrata Sir William McCordle, que abre sua propriedade para uma grande festa. Temeroso de que alguém queira matá-lo, tranca-se no escritório com uma faca no casaco. E há muitos convidados com motivos para assassiná-lo.

7. Session 9: o cliente tem sempre razão?

Assista a este filme de luzes acesas – ou não. Um empresário quase falido e sua equipe de quatro funcionários aceitam uma proposta sombria: limpar um abandonado sanatório no interior de Massachusetts. Seria apenas uma questão de esfregões e água, não fossem os espíritos que perambulam pelos corredores.

8. A Felicidade Não se Compra: a importância dos colaboradores

Em A Felicidade Não se Compra, um pequeno empresário arruinado enfrenta problemas com os credores e está à beira do suicídio, quando é socorrido por um anjo, Clarence. Com a intervenção sobrenatural, o protagonista, George Bailey, percebe sua própria importância para muitas pessoas. Ao se dar conta disso, passa também a ser ajudado por outros personagens.

9. I.O.U.S.A.: uma empresa não é uma ilha

São Paulo – I.O.U.S.A é um documentário patrocinado, em parte, pela Peter G. Peterson Foundation. Peterson é um investidor bilionário que também atuou como secretário do Comércio dos Estados Unidos. O filme trata da preocupante crise fiscal enfrentada pelos Estados Unidos, fruto do forte desequilíbrio orçamentário da maior potência do mundo. Essa irresponsabilidade fiscal, segundo a película, atrapalha todos os aspectos do país – incluindo as empresas.

10. Cidadão Kane: o que conta para você no final?

Há clássicos que servem a vários propósitos, desde conferir uma revolução na linguagem cinematográfica até documentar uma época. Para os homens e mulheres de negócios, Cidadão Kane é um retrato da busca incansável de poder e riqueza – e de como o protagonista descobre o que é mais valioso na vida, segundo a revista americana Forbes.
Link para a matéria

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário