Artigos e NovidadesEmpreendedorismoTrabalho

As ferramentas da qualidade são técnicas analíticas simples que permitem empresas, sejam de manufatura ou de serviços, a melhorar o seu desempenho. Desde a década de 1980 elas vêm sendo plenamente usadas em diversos negócios com vários propósitos! Neste post vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Fluxograma : uma ferramenta extremamente simples que permite visualizar o fluxo de trabalho. Com base nela, toda a equipe pode se tornar consciente do que estão fazendo e buscar maneiras de eliminar etapas desnecessárias.
Gráfico de controle : um gráfico que mostra um indicador ao longo do tempo, com limites para mostrar sua variação. Estes gráficos, também chamados de “controle estatístico do processo”, permitem ao gestor identificar anomalias estatísticas e trata-las.

Diagrama de Ishikawa : o famoso diagrama de espinha de peixe. Com esta ferramenta é possível identificar todas as possíveis causas para um problema de qualidade. Desta maneira, podemos criar planos de contingência para os problemas ou então apurar mais nossa investigação.
Folha de Verificação : esta ferramenta é uma importante aliada na coleta de dados. Ela torna este procedimento muito mais fácil de ser executado, uma vez que traz um desenho esquemático do produto. Com ela em mãos, o operador apenas marca o local e o tipo de defeito que observou em cima do desenho, indicando assim a sua posição.
Histograma : outra importante ferramenta para o gestor entender a variação que acontece em seu processo. Este famoso gráfico mostra a distribuição de frequência de um determinado indicador de interesse da qualidade. Assim, o gestor pode se preparar melhor para entender a variação de seu processo.
Gráfico de dispersão : um poderoso aliado para entender as correlações entre variáveis de interesse. Será que quando mais rápido a máquina roda, maior é a taxa de defeito? Esta é uma das perguntas que ele nos responde.
Gráfico de Pareto : talvez a mais famosa das ferramentas da qualidade, ela nos ajuda a entender as causas mais frequentes de problemas em nossa empresa. Com isso, o gestor pode priorizar suas ações e atacar as maiores dores de seu processo.
Não perca tempo e comece agora a usar estas ferramentas em sua empresa. Os resultados certamente aparecerão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário