Artigos e NovidadesEmpreendedorismo

Leonardo de Matos, ex-empresário e autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” fala sobre a crise.

Se você leu o título respeitando a vírgula, começa a entender que o momento que estamos vivendo é surreal, aterrorizador e apavorante.

Situações de crise são propícios para se fazer muita burrada. Alguns entram em desespero e ficam num estado de cegueira funcional. Inclusive fazendo vista grossa na análise de crédito de novos clientes. Vender só é legal quando você recebe. Outros ficam atrapalhados sem saber o que fazer e toda decisão que toma se dá como errada. Digo isso por experiência própria, pois já perdi mais de 1 milhão entre dívidas, prejuízos e quase um casamento, podendo te dizer com propriedade: mantenha-se calmo, pois o momento é de extrema urgência. Tome decisões com as quais esteja preparado para o resultado. Em um ano que estamos tendo que trabalhar o dobro para termos o mesmo resultado de anos anteriores, não é de admirar as movimentações que estamos vendo no cenário empresarial. Quem está fracassando como empreendedor, está em busca de arrumar um emprego que garanta seu mês, quem perdeu o emprego, está tentando o empreendedorismo de forma que não sinta a perda de salário.

vidro2

Quanto aos empreendedores é interessante o que vem acontecendo. Quem vende varejo, está entrando no online. Quem está online, busca representante de vendas. Quem vende no atacado, está indo para o varejo.

Todos em busca do eldorado perdido. Veja bem, não digo que estão errados ou certos. E apesar de acreditar que muitas vezes, fazer nada, também é uma estratégia, agora é hora de se mexer mesmo.
Chacoalhar as estruturas. Enxugar lágrimas e custos a qualquer custo. Desde que, óbvio, que esses cortes não sejam percebidos por seus caríssimos e estimados clientes. Entre os principais, seria comprometer a qualidade do seu produto ou serviço. Erro de amador. Não é hora de ser bonzinho. Vamos ser francos, quem de nós trabalha a empresa de maneira profissional? Usar o sobrinho que vive na internet para criar suas ações de marketing é tempo perdido. Colocar a mãe para cozinhar no seu restaurante também é. Chega de remendos. Temos que parar com esse amadorismo petrificante.

Tenho obtido resultados animadores com a profissionalização dos serviços que presto e que me prestam. Confesso que também vivia tentando fazer sucesso com gambiarras. Como diz o Abílio, economia na base da porcaria custa caro.

É questão de estratégia. Agora é a ocasião de você se provar se é empreendedor de verdade. Aconselho você a focar no seu talento. Eu deixei as vendas e fui cuidar da gestão da empresa. Esse foi um dos motivos de ter quebrado. Ter largado o meu maior talento que é vender. Vender é o que tem pagado minhas contas.

Ficar reclamando não muda a situação da sua empresa. Atitudes que se dão por certas, sim. Inovar em favor do cliente. Em coisas que ele realmente dê valor e valorize comprar de você.

É hora de aprender com os erros dos outros, com os meus que estão no livro Quebrei e outros tão bons quanto. Converse com empresários mais experientes, eles têm muito o que nos ensinar.
O que você não sabe de antemão para poder se precaver, o mercado te ensina, porém, o preço a se pagar é alto, muito alto. Estamos sofrendo, mas estamos juntos. E se a uva passa, até essa crise vai passar.
Grande abraço empreendedor.
Leonardo de Matos é ex-empresário, quebrado e atualmente empreendendo em vendas e palestras, formado em direito, pós-graduando em comunicação e marketing, autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” (Alta Books). Email: leonardodematos@uol.com.br

do Jornal do Empreendedor

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário