Artigos e Novidades

empreend1Por Luis Fernando Freitas*
Todo empreendedor se depara com inúmeros desafios a cada dia em seu negócio, e em momentos de crise muitas vezes são levados a se preocuparem mais do que o normal, deixando um pouco de lado certos comportamentos e atenção para algumas coisas.
Veja então 7 dicas importantes:
– Não se concentre em uma única atividade
É muito comum pequenos empresários se concentrarem apenas numa única atividade o que pode acabar por impedir que se tenha uma visão ampla do negócio e se acabe dando mais importância ao que se está fazendo do que ao que é preciso ser feito.
– Envolva as pessoas
Da mesma forma que é importante contratar bons profissionais, é preciso envolver as pessoas.
Fique atento pois para se atingir um objetivo e envolver as pessoas nele, é fundamental que o empreendedor seja capaz de se comunicar adequadamente com sua equipe, transmitindo claramente a mensagem que deseja.
– A execução é muito importante
Ainda é comum nos dias de hoje a preocupação de se ter boas ideias e intenções para o negócio, mesmo que ele já esteja em funcionamento, mas é preciso atenção para executar o que é preciso e saber que a execução muitas vezes é mais importante do que a própria ideia.
Não se esqueça de planejar a execução mas saiba que um mal planejamento pode ser compensado por uma boa execução, mas dificilmente um bom planejamento mal executado lhe trará os resultados desejados.
– Tome decisões
Uma coisa comum a qualquer ramo e para qualquer empreendedor é a necessidade de tomar inúmeras decisões a cada dia. No fundo, esta necessidade existe para todo Ser Humano, mas é no empreendedor que ela se manifesta intensamente até porque a decisão dele afeta normalmente a vida de outras pessoas.
Seja capaz de tomar as decisões no momento certo, tenha coragem sabendo que é praticamente impossível acertar todas elas, mas tome muito cuidado quando deixar de tomar uma decisão.
De uma forma ou de outra, não tomar uma decisão já é uma decisão que você tomou – a de postergar uma decisão -, e isso pode fazer muita diferença num mercado cada vez mais dinâmico.
– Assuma a responsabilidade pelas decisões
Se tomou decisões erradas não tenha qualquer receio de assumi-las, pois isto não lhe tornará frágil, muito pelo contrário, se você for capaz de entender o porquê uma decisão foi errada, será capaz de aprender com a situação.
Quando se assume a responsabilidade por uma decisão errada pode-se trabalhar para contornar aquele “erro”, mas quando negamos a assumir, não temos nenhuma ação efetiva para resolver aquela situação e podemos nos limitar apenas a lamentar, condição que não nos ajudará muito.
– Você pode errar, mas não pode ficar sem “caixa”
O maior erro que pode ocorrer para um empreendedor é ficar sem caixa para tocar a operação da empresa. Nenhuma empresa pode continuar suas atividades sem dinheiro, e este erro pode levar o negócio literalmente para o buraco (a morte).
Sem dúvida nenhuma, a maior causa de empresas que interrompem suas atividades e pela falta de fluxo de caixa, portanto, dê a devida importância a este item.
– Concentre-se e acredite no seu negócio
Se você tiver uma atitude positiva frente ao seu negócio, acreditando e investindo nele, desenvolvendo sua equipe e atendendo bem seus clientes, se o seu produto é bom e/ou seu serviço adequado, trabalhe muito para o seu negócio, que mais cedo ou mais tarde as coisas vão ocorrer na medida do que você está buscando.
Boa sorte!
*Luis Fernando Freitas é Trainer, Mentor e Coach, sócio proprietário da Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário