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O aplicativo WhatsApp faz parte da vida de muita gente. De acordo com a empresa, 1,2 bilhão de pessoas usam o serviço de mensagens todos os dias. No Brasil, 100 milhões de pessoas “vêm de Zap” diariamente.
Uma parcela significativa dos usuários brasileiros do WhatsApp, aliás, usa o aplicativo para entrar em contato com empresas: 42%, para ser mais exato, segundo o Datafolha. Ou seja, o aplicativo surge como uma plataforma de comunicação importante para empreendedores que desejam vender mais.

De acordo com Anne Yeh, gerente de comunicação do WhatsApp, existem uma série de boas práticas que os empreendedores brasileiros podem adotar para atingir mais clientes – e não irritar quem não se interessa pelas suas mensagens. Confira:
1. Use e abuse dos recursos multimídia
O WhatsApp permite o compartilhamento de informações em diferentes mídias: é possível enviar textos, fotos, vídeos, áudios e documentos. “É possível enviar uma série de materiais e até anexar documentos oficiais e notas fiscais”, diz Anne.
2. Capriche nas mensagens de voz
De acordo com Anne, uma característica típica dos brasileiros é um uso mais recorrente das mensagens de áudio. Por isso, vale a pena considerar o envio deste tipo de mídia para seus clientes.
3. Compartilhe novidades
A gerente do WhatsApp diz que o envio de novos produtos é um dos conteúdos mais apreciados pelo consumidor brasileiro.

Um estudo do Analysis Group apontou que 51% dos brasileiros compartilham, pelo menos duas vezes por semana, novidades enviadas por empresas. “Esse tipo de compartilhamento de informação é positivo para pequenas e médias empresas em geral”, diz Anne.
4. Use listas de transmissão
Este recurso permite que os usuários criem, salvem e enviem uma única mensagem para uma lista de contatos, o que torna um envio de informações muito mais prático.
5. Mas evite spams
Seja usando listas de transmissão ou não, é importante levar em consideração que algumas pessoas não gostarão muito das suas mensagens. “Nós oferecemos a opção do usuário reportar um contato como um spam. O aplicativo, por sua vez, pode bloquear automaticamente os números que tenham um número muito alto de denúncias”, afirma Anne.
Para evitar este problema, uma dica de Anne é usar seu primeiro contato com um usuário para perguntar que tipo de mensagem ele gostaria de receber de você.
6. Use o “Stories”
Desde fevereiro, o WhatsApp tem um “Stories”. Na verdade, o antigo espaço em que os usuários colocavam seus status ficou parecido com a função criada pelo Snapchat e posteriormente adotada pelo Instagram – até por isso, o WhatsApp chama a sua novidade de “Status”.
A nova função permite que os usuários postem conteúdos que são apagados após 24 horas. O recurso pode ser utilizado por empreendedores. Como ninguém recebe uma notificação após você postar algo, este pode ser um caminho menos invasivo para quem tem um negócio.
da PEGN

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