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Um dos erros mais comum nos mundo dos negócios é focar em uma ótima ideia e esquecer de realizar um planejamento estratégico e financeiro sólido. Afinal, não basta uma ideia: existem muitos fatores envolvidos no empreendimento. E os novos empreendedores precisam desenvolver habilidades relacionadas e estudar o campo de atuação para se planejar.
Segundo o Sebrae, a cada 100 empresas abertas no Brasil, apenas 75 sobrevivem ao primeiro ano. Mas onde está o erro? Na maioria das vezes, é possível evitar o fracasso com medidas simples. No entanto, os empreendedores iniciantes precisam ter cuidado redobrado para não perder seus investimentos.
Segundo Camila T. Eskenazi, sócia da Gráfica Eskenazi, que atua no mercado há mais de 60 anos e passou por diversas mudanças para manter-se atualizada e relevante, sobreviver ao primeiro ano e garantir o crescimento empresarial pode depender dos seguintes fatores:
1. Planeje seus negócios
Para ter sucesso, o primeiro passo é se planejar. Existem muitas ferramentas online, incluindo o próprio site do Sebrae, onde é possível encontrar informações detalhadas sobre diversos setores de atuação. “O modelo de negócio é o que vai definir se sua empresa cresce ou falha. É importantíssimo analisar as necessidades atuais do público e adequar sua empresa para atendê-las. E tudo isso precisa ser planejado de forma que você consiga ter lucro mesmo oferecendo um preço competitivo”, comenta Eskenazi.

2. Conheça o público
De nada adianta criar um plano de negócios sólido se as modalidades de serviços prestados não atendem às necessidades do público-alvo da empresa. Para que um novo negócio decole, ele deve apresentar soluções eficientes e criativas para problemas reais.
Para isso, é essencial conhecer o consumidor e identificar desafios e problemas ainda não resolvidos no seu dia a dia. “A gráfica precisou adaptar o modelo de negócios e entrar no mundo online nos últimos anos”, exemplifica Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi. “Percebemos que nosso consumidor não dispunha mais de tempo para se locomover até a gráfica e precisava de soluções mais rápidas, práticas e personalizáveis. A adaptação no modelo de negócios foi feita de acordo”, completa.
3. Invista em marketing
É impossível manter a saúde financeira de uma empresa sem a captação e retenção de novos clientes. Para isso, não existe nada mais eficiente do que as estratégias de marketing.
O recomendado por especialistas é manter um equilíbrio entre os meios digitais e os tradicionais para a divulgação. Dessa forma, é possível alcançar um público amplo e estabelecer um relacionamento mais profundo entre a empresa e o consumidor. Enquanto as estratégias digitais garantem uma imagem de modernidade e comunicação dinâmica, os itens impressos, como flyers folders , trazem um toque mais profissional, sério e de autoridade à empresa.
4. Adquira habilidades de liderança
Para empreendedores, é imprescindível aprender a liderar bem. Mesmo que o negócio esteja começando e não disponha ainda de uma equipe completa.
As habilidades de liderança garantem muito mais do que capacidade de orientar outros profissionais. Desenvolve a assertividade, melhora a disciplina e afia o planejamento e tomada de decisões estratégicas. Existem diversos cursos, inclusive online e gratuitos, voltados para o desenvolvimento da liderança.
5. Separe as despesas
Um erro infelizmente muito comum entre os novos empreendedores é não separar as despesas pessoais das da empresa. Isso pode causar uma série de problemas que impactam de forma direta na capacidade de sobrevivência do negócio. E isso não acontece apenas quando o empresário tira dinheiro em excesso do caixa da empresa. Mesmo que o caixa fique equilibrado no final do mês, a não separação das duas contas vai dificultar a organização e planejamento.
Para crescer, é necessário monitorar. O empreendedor precisa saber como o caixa está se comportando, o que a empresa gasta e o que recebe. Apenas assim será possível identificar custos que podem ser cortados ou implementar outras otimizações na gestão.

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