Muitos empreendedores descobrem suas vontades de fazer parte do mundo dos negócios desde cedo, nos tempos de escola ou de faculdade. Alguns até chegam a aprender sobre o mundo do empreendedorismo, mas o cotidiano de dirigir uma pequena empresa é completamente diferente daquilo que se aprende em sala de aula.
Conheça as 10 lições mais surpreendentes sobre empreendedorismo que não são aprendidas no banco escolar, mas no dia a dia, de acordo com Gustavo Garcia, fundador do meuBiZ, empresa especializada na compra e venda de empresas .
1. A rede de contatos será a sua habilidade mais importante
Na escola você pode até fazer os trabalhos sozinho. Mas no mundo dos negócios só é possível ter sucesso a partir das conexões. A sua rede de contatos oferece acesso a conhecimento, oportunidades e suporte de empreendedores mais experientes.
Por isso, crianças que investem seu tempo na construção de conexões podem ser as que mais se destacam no mundo empresarial.
empreendedorismo
2. Boas notas não se traduzem em sucesso nos negócios
Nos dias de hoje ainda existe o mito de que o sucesso acadêmico prepara as pessoas para o sucesso profissional. Isso é verdade até certo ponto, pois os melhores graduados podem receber muitas oportunidades de emprego.
A escola nos ensina a pensar de forma padrão e resolver problemas teóricos, mas não nos mostra como solucionar problemas do dia a dia, são complexos e nem sempre têm resposta certa.
Portanto, de uma forma geral, as escolas, universidades e, até mesmo cursos de MBA, desenvolvem um conjunto diferente de habilidades daquelas requeridas para empreender seu próprio negócio.
3. Empreender é uma montanha-russa
Ter um negócio parece ser um atalho para o sucesso, se você nunca empreendeu. A verdade, no entanto, é bastante diferente disso. A vida de um pequeno empresário é um carnaval selvagem, cheio de altos e baixos. Conduzir seu próprio barco pode gerar um nível alto de paixão, ambição, teimosia e, até mesmo, auto ilusão.
Uma pessoa de negócios pode possuir níveis de responsabilidade e estresse pouco percebido pelos seus funcionários. Por outro lado, também pode ter a alegria imensurável de ver seu trabalho tornando-se sucesso e seu sonho tornando-se realidade.
Dessa forma, é preciso estar preparado para essa montanha russa nos aspectos emocionais, psicológicos, familiares e físicos. Também é fundamental ter paciência, pois os resultados de um negócio não aparecerem de um dia para o outro. É assim que você se sentirá no mundo dos negócios.
4. Você nunca para de aprender
A sede de conhecimento e aprendizado é um dos sinais mais fortes de um empresário em ascensão. E para empreender, não basta conhecer seu próprio campo. É possível que você tenha que se tornar rapidamente um especialista em qualquer outro campo de conhecimento.
Devorar novos conhecimentos não só faz você melhorar nas áreas específicas do seu negócio, mas permite o surgimento de novas ideias e o leva a novas e excitantes direções.
5. Ter um emprego é mais fácil que trabalhar para si mesmo
Outro mito muito famoso no mundo dos negócios é de que ser seu próprio chefe é mais fácil que ter um emprego. Com certeza ser seu próprio chefe pode ser mais gratificante, mas não mais fácil.
Ser meu próprio chefe pode significar trabalhar de madrugada, ter preocupações diárias e não ter férias ou feriados. Afinal, o proprietário é responsável não só pelos resultados de sua empresa, mas pela sobrevivência de sua família e pelo salário de seus funcionários.
6. Criar empregos é ótimo
Ter uma empresa não é sobre ter sucesso sozinho. Quando um empresário tem colaboradores sob sua responsabilidade, ele começa a apreciar o verdadeiro papel que um negócio desempenha na comunidade. Um empresário ajuda seus funcionários a atingirem seus objetivos, enquanto esses o ajudam a alcançar o seu.
7. Você trabalhará mais horas que seus amigos
Há um ditado que diz: “eu trabalho 80 horas por semana para não ter que trabalhar 40 horas por semana”. De certa forma, é mais ou menos isso mesmo.
O empresário que se dedica ao seu negócio trabalha mais horas que seus amigos que são empregados, pois fez uma escolha de vida. Isso pode fazer com que o empresário, em muitos momentos não possa estar com seus amigos em um fim de semana.
8. Existe amizade entre concorrentes
No imaginário da maior parte das pessoas os concorrentes são rivais pessoais e brigariam até que o mais forte destrua o mais fraco. Mas isso não é verdade.
Na realidade, os concorrentes são, muitas vezes, as únicas pessoas que realmente podem compreender e entender um ao outro. Por isso, criar uma rede com os concorrentes e compartilhar os conhecimentos sobre o setor pode ser enriquecedor para todos. Mais cedo ou mais tarde, vocês poderão se juntar para executarem um negócio em parceria.
9. É possível deixar um negócio
Ter uma ideia e colocá-la em prática é muito bom. Nunca deixe de fazer isso. Mas esteja pronto para mudar os planos se a empresa não der certo. Se não for na sua primeira tentativa, tente a segunda, a terceira, e assim por diante. Muitos empresários só obtém o sucesso depois de décadas ou na velhice.
De acordo com Gustavo Garcia, a vantagem de poder desistir de um negócio é a possibilidade de vender a empresapara alguém que tenha mais familiaridade ou energia para dar continuidade a ela.
10. O tempo é o seu recurso mais importante
Na escola ou na faculdade, os professores não nos ensinam a dizer “não”. Mas ao dirigir sua própria empresa, será preciso investir o tempo de forma correta, sabendo como negar compromissos que lhe tirarão valor, ao invés de acrescentar.
Por isso, todo convite, obrigação ou tarefa deve passar por uma simples pergunta: isso me ajuda a atingir meus objetivos?
11. Histórias de sucesso não podem ser copiadas
Os grandes empresários de sucesso estão na mídia. É fácil encontrar algum para se apegar. Eles podem ser fontes de inspiração, mas o seu negócio tem particularidades e você também tem suas características. Cada história é uma história e nenhuma pode ser copiada.
Portanto, o que funcionou para alguém pode não funcionar para você. Tudo que pode ser feito é acreditar em sua própria visão e perseguir o seu sucesso

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário